Depois do novo Dimensity 9500 para celulares topo de linha, a MediaTek continua fazendo leves atualizações em seus processadores já lançados e acaba de revelar o novo chipset Dimensity 7360. Ele é o sucessor direto do Dimensity 7300, ou melhor dizendo, o mesmo chipset com algumas melhorias bem pequenas. O foco dele será centrado nos celulares intermediários, mas com foco em baixo consumo de energia.

O que o Dimensity 7360 oferece?

O Dimensity 7360 tem uma configuração bem justa para celulares de médio porte. Ele conta com oito núcleos, sendo quatro Cortex-A78 de até 2,5 GHz e quatro Cortex-A55 voltados à eficiência. A GPU Mali-G615 MC2 vem com Adaptive Gaming Technology 3.0. Isso garante taxa de quadros estável e menor gasto de bateria. A MediaTek promete que o chip será até 20% mais rápido que concorrentes. Provavelmente uma indireta para a Qualcomm.

Dimensity 7360
Dimensity 7360

Em termos de fotos, o processador traz o mais recente MiraVision 955. Ele melhora a qualidade de imagem em telas WFHD+ com suporte a cores de 10 bits. O Imagiq 950, ISP do chip, suporta câmeras de até 200 MP. Gravação de vídeo HDR em tempo real e foco ao vivo mais rápido também estão entre os principais recursos. Além disso, promete uma melhor qualidade de gravação de vídeo.

Sobre conectividade, a MediaTek adicionou suporte para redes 5G de última geração com agregação de operadora 3CC, Wi-Fi 6E e Bluetooth LE com áudio estéreo Dual Link. O Lightning Connect dobra a velocidade de conexão Bluetooth. Falando em IA, o novo chip vem com uma NPU 655, para ajudar em tarefas onde essa tecnologia será usada.

Quais celulares devem usar o Dimensity 7360?

As fabricantes de celulares, antes de mais nada, estão de olho no novo chipset. Indo mais longe, o primeiro celular a usar o Dimensity 7360 já tem nome, o Vivo V60 Lite 5G. Contudo, marcas como Xiaomi, Motorola e Realme já estudam incluir a novidade em seus próximos lançamentos. Certamente, parece que a MediaTek está mesmo disposta a dominar esse segmento.

Fonte