O evento da Apple da última terça-feira (9) foi bem promissor e várias novidades vieram à tona, inclusive os novos iOS 26 e iPadOS 26. Essas são, aliás, as próximas grandes atualizações de seus sistemas operacionais para iPhone e iPad e isso não é surpresa para ningúém. No entanto, resta a pergunta: quando essas novas plataformas estarão disponíveis para o público em massa?

Quando chega os novos iOS 26 e iPadOS 26?

De acordo com informações reveladas pela própria Apple. os novos iOS 26 e iPadOS 26 estarão disponíveis oficialmente no di 15 de setembro, próxima segunda feira. Este cronograma está alinhado com a tradição da marca em lançar novas versões de software entre o início das pré-vendas (12 de setembro) e o lançamento oficial dos novos dispositivos (19 de setembro).

Felizmente, vários modelos mais antigos serão contemplados com a versão mais recente do iOS. Entre eles, os clássicos iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max receberão a novidade. Você pode conferir a lista completa aqui. Além disso, os tablets iPad Pro (M4), iPad Pro 12,9 polegadas e iPad Pro 11 polegadas de primeira geração também serão contemplados com a últia versão.

iOS 26
iOS 26

Principais novidades do iOS 26 e iPadOS 26

As atualizações do iOS 26 e iPadOS 26 trazem mudanças significativas. Entre elas, temos a nova linguagem de design chamada Liquid Glass. A Apple mudou tudo e agora incluiu uma estética translúcida que permeia o sistema operacional e os aplicativos nativos da Apple, garantindo um sistema mais moderno e elegante.

As animações também ganharam destaque e agora estão mais rápidas nas duas interfaces. Outra novidade é o aplicativo Games, que centraliza a experiência de jogos em um único lugar. É algo similar ao que o Google já faz na sua interface, para garantir que tudo fique mais organizado.

Em termos de IA, a Apple traz agora o novo Visual Intelligence, que inclui um recurso semelhante ao circule para pesquisar da Samsung. Vale notar que todas essas novidades já estão dentro dos novos iPhones, como o iPhone 17 e o iPhone Air. Tudo de fábrica, sem precisar baixar mais nada.

Fonte