"Você verá coisas tão belas", "você está doente". Essas foram algumas das frases bizarras que apareceram durante uma transmissão ao vivo da Record News na noite desta terça-feira (29). O sinal do programa News 19 Horas, exibido no YouTube, foi repentinamente cortado para a exibição de um vídeo enigmático, com imagens perturbadoras e mensagens desconexas. Apesar do susto, tudo indica que foi só uma falha.

O que aconteceu com a transmissão?

Nas redes sociais, o episódio rapidamente viralizou. Usuários compartilharam trechos do vídeo e levantaram suspeitas de um possível ataque hacker. A própria Record se manifestou, afirmando que está apurando o ocorrido, mas negou qualquer tipo de invasão no sinal oficial da emissora.

Segundo nossa apuração, o problema teria ocorrido apenas na transmissão digital do YouTube, e não na TV aberta ou via satélite. Veja o vídeo abaixo mostrando a invasão do sinal da emissora no YouTube, enquanto o sinal via satéite segue com a programação normal:

Que vídeo é esse?

Quem já navegou por fóruns e comunidades de terror na internet, conhece o vídeo que invadiu a transmissão da emissora. Trata-se do vídeo "The Wyoming Incident", uma creepypasta (nome dado a contos de horror compartilhados online) que surgiu em 2006. A lenda urbana conta que o conteúdo foi usado em um ataque real a uma emissora de TV nos Estados Unidos, com o objetivo de provocar confusão mental e sensações estranhas nos espectadores, mas isso nunca foi confirmado.

O vídeo mistura rostos distorcidos, ruídos eletrônicos e frases crípticas. Não há qualquer comprovação de que ele cause efeitos físicos ou psicológicos em quem o assiste, mas o fato de ser algo fora da normalidade, já assusta qualquer pessoa desavisada.

Record ainda investiga o caso

Até o momento, a Record não confirmou a origem do incidente. A live com a programação da Record News no YouTube saiu do ar após a exibição do vídeo. A programação na TV segue normal.

Atualizaremos a matéria assim que mais informações forem divulgadas.