A Xiaomi vai apresentar nesta semana o seu mais novos smartphone topo de linha Xiaomi 15S Pro e também o poderoso tablet Xiaomi Pad 7 Ultra. Ambos dispositivos serão equipados com Xring O1, chip desenvolvido pela própria marca e que promete superar até o poderoso Snapdragon 8 Elite da Qualcomm que está presente na maioria dos modelos topo de linha.

O que esperar do evento da Xiaomi?

A Xiaomi se prepara para um de seus eventos mais importantes do ano, marcado para o fim desta semana. E a principal novidade não será apenas um celular ou tablet, mas o chip que está por trás deles: o Xring O1, processador de 3 nm desenvolvido pela própria empresa. A informação foi confirmada por Lei Jun, CEO da Xiaomi, em uma publicação nas redes sociais chinesas.

Xiaomi 15S Pro será lançado esta semana com Xring O1
Xiaomi 15S Pro será lançado esta semana com Xring O1

Os primeiros aparelhos a estrear esse novo chip serão o Xiaomi 15S Pro e o tablet Xiaomi Pad 7 Ultra, dois produtos que prometem entregar o que há de mais avançado em desempenho e recursos. O Xring O1 já aparece em testes no Geekbench, sugerindo uma CPU de 10 núcleos com clock de até 3,90 GHz e GPU Immortalis-G925, voltada para gráficos de alto desempenho.

Embora o número de núcleos listado possa ser resultado de uma leitura errada do software (algo comum com novos chips), o que mais chama atenção é o potencial do Xring O1 de superar o Snapdragon 8 Elite — o chip usado no poderoso Xiaomi 15 Ultra — tanto em testes de núcleo único quanto em múltiplos núcleos.

Plataforma Xring O1 promete superar o Snapdragon 8 Elite da Qualcomm
Plataforma Xring O1 promete superar o Snapdragon 8 Elite da Qualcomm

Segundo Lei Jun, o chip já está em produção em massa e representa um investimento de 13,5 bilhões de yuans (cerca de US$ 2 bilhões). E isso é só o começo, pois a Xiaomi planeja investir mais de 50 bilhões de yuans nos próximos 10 anos no desenvolvimento de chips próprios.

O evento desta semana deve marcar um novo momento para a marca, agora apostando firme em hardware proprietário para competir de igual para igual com gigantes como Apple, Samsung e Qualcomm. Fique atento no Oficina da Net para ficar por dentro das novidades!