O mercado de placas de vídeo atualmente está com uma grande falta de estoques e os preços estão extremamente inflacionados por diversos motivos. Além da pandemia, que obrigou fabricas a fecharem temporariamente, atrasando a entrega de peças e montagem de produtos, houve um aumento da mineração de criptomoedas que utilizam GPUs (Graphics Processing Unit ou simplesmente chips gráficos) no processo. Na tentativa de resolver este problema de demanda, a NVIDIA criou placas de vídeo dedicadas a mineração profissional e reduziu pela metade a taxa de hash de suas RTX3060.

Dando continuidade à ação, a NVIDIA agora está estendendo a redução na taxa de hash para outras placas de vídeo além da RTX3060, aplicando uma taxa de hasg reduzida para as RTX3080, RTX3070 e RTX3060 Ti. Estas novas placas de vídeo começarão a ser vendidas no final deste mês com o rótulo "Lite Hash Rate" ou "LHR". A empresa diz que esta alteração não irá afetar as GPUs que já foram compradas.

A NVIDIA diz em seu blog:

"Acreditamos que esta etapa adicional fará com que mais placas GeForce a preços melhores cheguem às mãos dos jogadores em todo o mundo."

As iniciativas feitas pela NVIDIA na tentativa de evitar a falta de suas placas para os jogadores de games não tiveram um sucesso tão grande. No início deste ano a empresa alterou o limite da taxa de hash das RTX3060 através de um novo driver, antes de corrigi-las novamente.

NVIDIA se sai bem no lançamento de processadores para mineração de criptomoedas

Os novos lançamentos para o mercado de mineradores se saíram bem, onde foram lançados pela NVIDIA quatro processadores de mineração de criptomoedas (CMP) em fevereiro, incluindo o 30HX, 40HX, 50HX e 90HX, que custam a partir de US$599. A NVIDIA espera que sua receita trimestral com placas de vídeo seja de US$150 milhões, o triplo de suas estimativas.