Os computadores de uso doméstico e corporativo podem até ter similaridades, mas, para atender a todas as necessidades do dia a dia das empresas, muitas vezes é preciso escolher máquinas com configurações mais robustas, seguras e até mesmo versáteis. Nesta segunda-feira (17), a Positivo no enviou um guia com as vantagens de cada categorias explicada por Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da Positivo.

Diferenças e vantagens entre desktops, notebooks e PCs all in one?

A fim de ajudar as empresas a tomarem as melhores decisões de compra e entenderem as vantagens das principais categorias de PCs, Rodrigo Guercio explica qual dos modelos deve melhor atender determinado perfil de profissional.

"Costumo dizer que o computador é como uma ferramenta, pois sempre há uma opção mais adequada para cada tipo de tarefa. Para fazer a melhor escolha na hora de comprar novas máquinas para a empresa, é importante responder algumas perguntas e avaliar questões como a necessidade de mobilidade, o custo-benefício e até mesmo o espaço físico disponível para uso. Cada empresa tem uma realidade diferente e essas peculiaridades devem ser levantadas para uma compra consciente e eficiente."

O executivo ainda destaca que antes de escolher e de fato comprar um novo computador, é bom se certificar qual a melhor opção para o seu uso.

Desktops

No geral, os desktops são os tipos de computadores mais comuns (Imagem: Positivo/Reprodução)
No geral, os desktops são os tipos de computadores mais comuns (Imagem: Positivo/Reprodução)

No geral, os desktops são:

  • Modelos tradicionais e conhecidos;
  • Componentes essenciais localizados dentro do gabinete, permitindo customização de acordo com as necessidades da empresa;
  • Possibilidade de atualização frequente do sistema e hardware, buscando melhor desempenho;
  • Excelente vida útil, proporcionando mais segurança e economia ao usuário;
  • Ideal para estações de trabalho fixas que requerem alto desempenho e atualizações constantes de hardware.

Notebooks

Os notebooks oferecem portabilidade, mas tem telas menores e opções mais compactas. (Imagem: Positivo/Reprodução)
Os notebooks oferecem portabilidade, mas tem telas menores e opções mais compactas. (Imagem: Positivo/Reprodução)

No caso dos notebooks, eles oferecem:

  • Mobilidade e praticidade;
  • Facilidade de transporte, permitindo que os usuários trabalhem a partir de qualquer lugar;
  • Não demanda muitos acessórios, sendo mais independente;
  • Indicado para o modelo de trabalho híbrido, onde a portabilidade e mobilidade são requisitos obrigatórios;
  • Telas menores podem ser um fator limitante para tarefas que exigem longas horas de trabalho, mas isso pode ser contornado com o uso de monitores externos.

All in one

Os modelos all in one, conhecidos também como tudo em um, são opções híbridas de PCs com monitores embutidos num equipamento só.  (Imagem: Positivo/Reprodução)
Os modelos "all in one", conhecidos também como tudo em um, são opções híbridas de PCs com monitores embutidos num equipamento só. (Imagem: Positivo/Reprodução)

Os modelos conhecidos como "tudo em um", oferecem:

  • Híbrido entre desktop e notebook, com parte dos componentes integrados ao monitor;
  • Excelente relação custo-benefício, sendo mais econômico do que um desktop tradicional;
  • Ideal para estações fixas de trabalho com pouco espaço;
  • Simplifica a instalação e oferece organização no ambiente de trabalho.

A escolha entre desktops, notebooks e all in one no ambiente corporativo dependerá das necessidades específicas de cada empresa e do perfil de trabalho de seus colaboradores. Enquanto os desktops oferecem maior flexibilidade de configuração e desempenho, os notebooks são ideais para profissionais que precisam de mobilidade. Por sua vez, os all in one são vantajosos para estações fixas de trabalho com limitações de espaço.

A Positivo Tecnologia oferece um portfólio completo de equipamentos em cada categoria, com diferentes modelos e configurações para atender às diversas necessidades das empresas.