A linha de notebooks Zenbook, da Asus, se destaca pela leveza e construção premium. Entretanto, a fabricante taiwanesa de placas-mãe vem cada vez mais focando em notebooks com display OLED. Recentemente, a empresa anunciou o novo Zenbook 14X, que como o nome já diz, possui 14 polegadas.

A variante principal do Zenbook 14X conta com uma tela OLED 4K HDR enquanto o modelo mais modesto uma tela OLED de 2,8K com uma taxa de atualização de 90Hz. É interessante notar que no início deste ano, a Asus chegou a lançar um notebook da mesma família, mas com uma tela Full HD de 13 polegadas OLED.

De acordo com a Asus, o Zenbook 12X OLED possui 100% de gama de cores DCI-P3 e um tempo de resposta de 0,2ms. Segundo a fabricante, o display do notebook emite "70% menos luz azul que um monitor LCD convencional", uma cor que "cansa a vista".

Notebook Asus Zenbook 14X. Fonte: Asus
Notebook Asus Zenbook 14X. Fonte: Asus

O que são telas OLED?


As telas OLED possuem uma tecnologia onde cada pixel na tela pode gerar a sua própria luz de forma individual, gerando pretos mais profundos, melhor contraste e uma imagem mais homogênea. É interessante notar que este tipo de display é bem flexível quanto às possibilidades de aplicação, permitindo sua utilização diretamente no vidro e em smartphones com telas dobráveis.

Especificações

O 14X chega pesando apenas 1,4Kg com uma espessura de 17mm. O modelo é oferecido com processadores Intel de 11ª geração com opção de até um Core i7, além de 16GB de memória RAM e 1TB de armazenamento. O notebook conta com as conexões Thunderbolt 4, HDMI 2.0, USB3.2 Gen 2 Type-A e leitor microSD.

Lançamento e disponibilidade

O notebook Asus Zenbook 14X OLED será lançado nos próximos meses a partir de US$1399,99.

O que você achou do novo Zenbook apresentado pela Asus? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!