A opção "Audiodescrição" em filmes e séries de serviços de streaming como a Netflix é, segundo a plataforma, "uma narração opcional que descreve o que está acontecendo na tela, incluindo ações físicas, expressões faciais, figurinos, cenários e mudanças de cena". Basicamente, é uma "legenda" em formato de áudio criada especificamente para idosos, indivíduos com dislexia e pessoas com algum tipo de deficiência visual.

No Brasil, a primeira audiodescrição criada foi no Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 2003, no Festival Assim Vivemos (Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência), no Centro Cultural do Branco do Brasil. Durante o evento, foram exibidos 29 filmes com audiodescrição feita ao vivo através de dois atores, onde usuários da audiodescrição acompanharam as obras cinematográficas utilizando fones de ouvido. Além disso, o primeiro DVD lançado no país que continha o recurso de audiodescrição foi o "Irmãos de Fé", de Moacyr Góes, em 2004.

Obrigatoriedade de conteúdo com áudio descrição para os canais de TV abertos no Brasil

No dia 1º de julho de 2011 foi instituída a obrigatoriedade de se ter pelo menos duas horas de conteúdos com audiodescrição em emissoras de TV com sinal aberto e transmissão digital.

Netflix: Audiodescrição de filmes e séries cada vez mais presente

Segundo o site engadget, a Netflix possui atualmente mais de 11 mil horas de audiodescrição disponíveis na plataforma. Além disso, a partir deste mês de maio até o início de 2023, a empresa diz que irá expandir a oferta deste recurso para toda a biblioteca de conteúdo original de sua plataforma de streaming. Inicialmente, de acordo com a companhia, teremos a disponibilização de dublagem em francês, espanhol, português, alemão e italiano.

Como ativar a audiodescrição na Netflix?

Para ativar a audiodescrição no aplicativo da Netflix, basta selecionar o filme ou série desejado e seguir o passo a passo abaixo:

Passo 01: Ao acessar o filme ou série, pause a reprodução e selecione o botão de "Áudio e Legendas" (símbolo de balão de diálogo de história em quadrinhos com algumas linhas pontilhadas dentro).

Passo 01 - Como ativar a audiodescrição na Netflix. Fonte: Vitor Valeri
Passo 01 - Como ativar a audiodescrição na Netflix. Fonte: Vitor Valeri

Passo 02: Selecione "português - descrição do áudio" no lado esquerdo do quadro que surgiu na tela, logo abaixo de "Idioma".

Passo 02 - Como ativar a audiodescrição na Netflix. Fonte: Vitor Valeri
Passo 02 - Como ativar a audiodescrição na Netflix. Fonte: Vitor Valeri

Passo 03: Selecione do lado direito do quadro, logo abaixo de "Legendas", a opção "desligadas".

Passo 03 - Como ativar a audiodescrição na Netflix. Fonte: Vitor Valeri
Passo 03 - Como ativar a audiodescrição na Netflix. Fonte: Vitor Valeri

Pronto, agora você pode assistir ao filme ou série com audiodescrição.

Como acessar todo o conteúdo da Netflix que contém audiodescrição?

Para acessar todos os filmes e séries da Netflix que possuem audiodescrição, realize o login no aplicativo do celular, computador ou smart TV e este link (abaixo o mesmo endereço linkado)

https://www.netflix.com/browse/audio-description

O que achou de saber sobre o que é audiodescrição e como encontrala em serviços de streaming como a Netflix? Comente abaixo e compartilhe consoco a sua opinião!