Se você é aquela pessoa que usa a senha do amigo, de seus pais ou do seu ex para ver filmes e séries na Netflix, essa notícia pode ser um tanto quanto desanimadora para você. A plataforma de streaming anunciou na última semana que está tentando acabar com a prática (cometida por muitas pessoas) de compartilhamento de senhas entre pessoas que não moram na mesma casa, e que vai solicitar uma cobrança extra pelo "privilégio".

O diretor de inovação de produtos da Netflix, Chengyi Long, afirmou que mesmo que seja uma prática recorrente, existe muita confusão sobre quando e como a senha pode ser compartilhada. "Como resultado, as contas estão sendo compartilhadas entre as famílias - impactando nossa capacidade de investir em ótimas novas TVs e filmes para nossos membros", afirmou.

Durante um período de teste, a Netflix testará a proibição em três países: Chile, Costa Rica e Peru. Nestes países, além da capacidade de transferir dados dos perfis para novas contas (sua própria conta principal ou de outra pessoa), os assinantes receberão instruções para adicionar um visualizador extra ao pacote com desconto: 2.380 CLP no Chile, 2,99 USD em Costa Rica e 7,9 PEN no Peru.

Outra tentativa

A produtora começou a mudar seu posicionamento no primeiro trimestre de 2021. Na época, a Netflix implementou métodos de verificação de identidade em certos países ao acessar perfis. A promessa inicial era de apenas aumentar a segurança dos usuários, mas o compartilhamento de contas também era dificultado de maneira indireta.

Mas a adição dos recursos "adicionar um membro extra" e "transferir perfil" pode indicar que a Netflix está pensando estrategicamente em como continuar crescendo à medida que o número de assinantes da empresa se estabiliza.

Apesar do número de assinantes ter aumentado, em especial durante a pandemia da COVID-19, a companhia está gastando mais para manter o serviço de streaming funcionando.

Com o passar dos anos, as produções da Netflix ficam mais caras. Quando uma série não gera a receita esperada, a empresa logo cancela o projeto e interrompe as filmagens de novas temporadas para não gastar mais dinheiro.

Netflix busca por assinantes individuais

O plano da Netflix ao impedir o compartilhamento de contas é aumentar o número total de assinantes individuais. O analista da LightShed Partners, Richard Greenfield explicou que a empresa pode ganhar de 10 a 20 milhões de assinantes nos EUA, se a taxa adicional de divisão de perfis for implementada no resto do mundo.

Ainda há possibilidade da Netflix mudar de ideia. No entanto, como os custos de produção e manutenção do serviço continuam aumentando, é provável que aconteçam mudanças monetárias mais cedo ou mais tarde. Pode ser por um simples aumento de preço da assinatura ou por taxas adicionais para dividir contas.