Na semana passada, a Netflix começou a disponibilizar seu serviço de jogos em seu aplicativo de streaming. Para a plataforma mobile Android, não houve problemas para fornecer títulos dentro do app da Netflix, mas no caso do sistema operacional iOS, a versão do aplicativo com games pode ser barrada pela política da App Store. Segundo Mark Gurman, do site Bloomberg, a Apple irá bloquear a oferta de jogos da Netflix através do app Netflix.

Netflix terá de oferecer jogos através da App Store no iOS

A política da App Store, loja de aplicativos da Apple, bloqueia o funcionamento de apps de terceiros como hub para jogos. Essa barreira criada pela "maçã" causou muita discórdia com serviços de streaming de jogos como o xCloud Gaming, o NVIDIA Geforce Now e o Google Stadia. A única forma de contornar esse bloqueio é oferecendo títulos através de um aplicativo na web (navegadores como o Chrome), assim como o Facebook já implementou.

Segundo as informações disponibilizadas, a Netflix contornou as regras da Apple disponibilizando seus jogos no formato de aplicativos na App Store. Com isso, os títulos irão rodar como apps independentes no caso do iOS ao invés de serem utilizados e organizados no aplicativo da Netflix, como acontece no Android.

Alternativa encontrada pela Netflix no iOS pode não ser a ideal

Mesmo que seja possível acessar os jogos da Netflix fazendo o download deles na App Store, essa alternativa não é a ideal. De acordo com o site Bloomberg, a Netflix pode acabar transmitindo seus jogos através da nuvem (streaming).

"A Apple precisará mudar suas regras ou conceder uma isenção à Netflix. Isso deixa o sucesso final do serviço da Netflix nas mãos da Apple, uma parceira de longa data, mas também uma rival em crescimento."