Recentemente a Netflix começou a testar uma nova forma de evitar que as pessoas compartilhem as senhas de suas assinaturas. A informação veio do site GammaWire, onde alguns usuários relataram que, ao tentar usar a conta de outra pessoa, a reprodução do filme/série é interrompida e é exibido uma mensagem alertando que é necessário criar uma conta própria para continuar assistindo.

De acordo com o relato de alguns usuários, ao utilizar a conta da Netflix de outra pessoa, a reprodução do filme/série é pausada e o seguinte aviso aparece:

"Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar assistindo."

Foi confirmado pela Netflix que realmente a plataforma está testando a nova ferramenta para impedir o compartilhamento de contas. Entretanto, segundo a empresa, isso está ocorrendo de forma limitada. A companhia diz:

"Este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo."

O que acontece quando surge o aviso?

O usuário que estiver utilizando a conta da Netflix de outra pessoa e receber o aviso para criar sua própria terá duas opções:

  • Verificar sua identidade (através de um código enviado por SMS ou e-mail para o proprietário da conta).
  • Optar por verificar mais tarde (dando um tempo adicional não especificado para continuar a assistir e depois confirmar que é um usuário de conta válido).

Os testes da nova implementação variam de país para país

De acordo com uma fonte familiarizada, os testes que estão sendo realizados pela Netflix variam de país para país. Porém, segundo o informante, o motivo de a empresa ter tido esta iniciativa foi com o objetivo de proporcionar uma segurança maior aos assinantes para o caso do surgimento de acessos não autorizados na conta. Isso já é feito de certa forma, por exemplo, no Amazon Prime Video, onde é necessário aprovar o acesso em um novo dispositivo através de um link enviado via SMS para o smartphone do assinante.

O que acha da ação que a Netflix está tomando para aumentar a segurança de seus assinantes? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!