O diretor da divisão de ciência planetária da NASA, Jim Green, disse ao The Telegraph que a agência estava perto de "fazer alguns anúncios" sobre a vida em Marte, mas nós, humanos, não estaríamos preparados para a descoberta da vida em outro planeta, que pode demorar apenas alguns anos.

"Será revolucionário", afirmou Green. "É como quando Copérnico (astrônomo da época da Renascença) declarou que a Terra é quem girava ao redor do sol. Completamente revolucionário. Isso começará uma nova linha de pensamento. Acho que não estamos preparados para os resultados."

Ele acrescentou que está preocupado porque a NASA estava perto de encontrar vida e anunciar a descoberta, e ele não sabia o que aconteceria depois. As dúvidas seriam: "Essa vida é como nós? Como nos relacionamos? A vida pode passar de planeta para planeta ou apenas o ambiente certo pode gerar vida - como nós ou não como nós - com base no ambiente químico em que está?"

O veículo espacial Curiosity da NASA pousou em Marte há cinco anos com a intenção de estudar o baixo Monte Sharp - Imagem: AFP / NASA.

Em comunicado, a NASA disse estar entusiasmada com futuras missões em Marte, bem como com a perspectiva de encontrar vida em outro planeta.

"Um componente-chave do trabalho da NASA é procurar os elementos básicos e sinais da vida em outros lugares, e estamos empolgados com as descobertas científicas de nossos robôs em Marte, agora e no futuro, além de missões à Europa, Titã e outros lugares.

Assim como os astronautas da NASA que pousavam na Lua mudaram nossa concepção de nosso lugar no universo, a descoberta da vida em outros planetas também seria um evento de mudança na civilização.

Como em todas as descobertas, a NASA trabalharia para confirmar e compartilhar informações validadas com o mundo o mais rápido possível."

Jim Green - Imagem: NASA