A nova sonda da NASA, a InSight, pousou com sucesso na superfície do Planeta Vermelho na tarde da segunda-feira (26). Este é o oitavo pouso perfeito em Marte para a NASA. Agora, a missão de dois anos da InSight tem como objetivo aprender sobre o interior do planeta.

Após seis meses e meio de viagem ao espaço, o Insight atingiu o topo da atmosfera de Marte. Após, fez uma descida ousada à superfície, realizando uma complexa rotina que inclui várias etapas, incluindo a redução de velocidade. Para atingir à superfície com segurança, a InSight precisou implantar um pára-quedas supersônico, coletar medições de radar e acender os seus propulsores no momento exato. O pouso demorou menos de sete minutos, o que os cientistas chamaram de "sete minutos de terror".

Após momentos turbulentos, InSight da NASA pousa em Marte.
Após momentos turbulentos, InSight da NASA pousa em Marte.

Duas pequenas espaçonaves foram responsáveis por coletar os dados de todo o evento. A dupla é chamadas de satélites da MarCO, e foram lançados em maio com o Insight da Califórnia. Assim, eles sobrevoaram o Planeta Vermelho quando o Insight realizou o pouso.

Assim que o Insight chegou à superfície, o lander enviou um sinal inicial para a Terra anunciando a chegada segura. Após sete minutos, a espaçonave usou um radio para enviar um sinal ainda maior.

Os engenheiros da NASA demonstraram felicidade a cada atualização do pouco. Quando estava chegando ao final, um controlador de voo listou a altitude descendente do Insight até a confirmação do pouso.

Novos dados ainda devem chegar do pouso. O InSight precisa desdobrar os seus painéis solares, que não necessários para alimentar a espaçonave enquanto ela estiver em Marte.

Nos próximos meses a InSight terá a importante missão de descobrir mais sobre o interior de Marte.

Fonte: The Verge