Os cientistas da NASA já selecionaram um local em Marte para pousar o seu próximo rover em 2020. A espaçonave deve pousar na Cratera Jezero, em uma região que era provavelmente um antigo delta do rio no Planeta Vermelho, que pode ter sido habitado há bilhões de anos. O local foi cuidadosamente selecionado pela NASA, já que as amostras coletadas no local serão trazidas à Terra para estudo.

O novo Rover é o sucessor do Curiosity, que embarcou para Marte em 2012. O robô tem explorado uma região em Marte chamada Gale Crater, ponto mais úmido no passado do que é visto hoje. Por lá, o Curiosity encontrou material orgânico e ainda detectou metano, um gás produzido principalmente pela vida aqui na Terra.

NASA irá enviar veículo a Marte para procurar sinais de vida antiga.
NASA irá enviar veículo a Marte para procurar sinais de vida antiga.

Agora, com o novo Mars 2020, a NASA espera obter uma resposta para uma questão antiga, ou seja, se a vida biológica sobreviveu na superfície marciana. Para conseguir isso, o Mars 2020 irá escavar amostras de rocha que podem conter evidências de vida passada em Marte e armazenar tais materiais em locais da superfície.

A NASA, em algum momento no futuro, irá lançar uma segunda missão ao Planeta Vermelho e coletar as amostras de Marte 2020 e trazê-las para a Terra. Com isso, os cientistas poderão estudar o material.

A Agência espacial, até então, não possui um plano específico para retirar as amostras de Marte, mas é uma das prioridades da NASA. "Eu não tenho nenhuma atualização hoje", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA, durante uma coletiva de imprensa anunciando o local de pouso. "O trabalho continua."

O rover Mars 2020 está programado para decolar em um foguete Atlas V em julho de 2020, com pouso previsto para fevereiro de 2021.

Fonte: The Verge