Na semana passada noticiamos a queda do foguete da NASA, que transportava duas pessoas: o astronauta da NASA Nick Hague e seu colega de tripulação, o cosmonauta russo Alexey Ovchinin. O que era para ser uma viagem rotineira, acabou se transformando em um pesadelo.

Quando Hague e Ovchinin estavam dentro da cápsula russa da Soyuz, eles foram pressionados em seus assentos e aí ocorreu um choque.

"A primeira coisa que eu notei foi estar sendo sacudido violentamente de um lado para outro", disse Hague durante uma rodada de entrevistas.

O veículo que estava transportando o astronauta e o cosmonauta tinha acabado de decolar do Cazaquistão às 4:40 AM ET (14h40, horário local). Após dois minutos e meio de voo, o veículo começou a se desfazer. As causas do problema ainda não foram reveladas, a Roscosmos acredita que houve algum contato involuntário duração a separação do palco.

O tremor foi breve, apenas alguns segundos e após o alarme disparou dentro da cápsula.  "Eu soube uma vez que vi aquela luz que nós tivemos uma emergência com o impulsionador - que naquele momento nós não faríamos orbitar aquele dia", ele disse. 

A capsula da Soyuz que transportava Hague e Ovchinin, com a falha, entrou em modo de aborto e se separou do foguete com defeito. Os tripulantes experimentaram um breve momento de ausência de peso enquanto a capsula voava pelo ar. Eles, então, sem gravidade, começaram a sentir a chamada descida balística. "É como jogar uma bola no ar", disse Hague. "Em algum momento, a gravidade assume e começa a trazê-lo de volta para baixo."

Durante a descida de Hague e Ovchinin, o par chegou a 6,7 ​​Gs, representando 6,7 vezes a força normal da gravidade da Terra. O episódio pode ser bastante intenso para o corpo humano. A tripulação, felizmente, apenas sentiu as forças superiores por alguns segundos, disse Hague, antes que os pára-quedas fossem instalados.  "Com base em onde a emergência ocorreu, tivemos muita sorte."

 "Você percebe que o treinamento está lá para mantê-lo seguro", disse Hague. "A coisa que eu posso fazer para nos deixar no chão o mais seguro possível é tentar ficar o mais calmo e focado possível." 

Assim que a cápsula caiu, Hague disse que olhou através da janela para avaliar o terreno, e determinar se ela havia caído de modo correto.

Para Hague, esta era a primeira viagem ao espaço, por isso não sabia ao certo o que esperar dentro da Soyuz. "Essas são todas sensações que, você sabe, não conseguimos simular. Esses sentimentos de ser jogado ao redor e jogado dentro da cápsula ", disse ele

Após 34 minutos o problema, a cápsula aterrissou com segurança no Cazaquistão, e  Hague e Ovchinin estavam no solo. Felizes, os dois sorriram  "de orelhas a ouvidos", diz Hague, e ambos apertaram as mãos. Logo foi informado ao mundo que ambos estavam bem. Hague conta que ligou para a esposa, mas que a ligação inicial foi para o correio de voz.  "Então, agora ela tem uma mensagem de voz que pode manter como lembrança para o resto de sua vida", disse ele.

Astronauta relata como é cair para Terra após falha em foguete.
Astronauta relata como é cair para Terra após falha em foguete.

Logo os socorristas chegaram ao local e transportam os envolvidos. "Ser capaz de finalmente segurar minha esposa em meus braços e dar-lhe um abraço foi simplesmente enorme", disse Hague. "Isso me fez sentir como, 'Ok, sim. Finalmente estou de volta e a salvo ".

Hague disse que se sente seguro a voltar a andar na Soyuz. "Isso só ajudou a solidificar meu apreço pelo quão robusto esse sistema é", disse ele. "Há um sistema de cancelamento de lançamento que me protege continuamente de uma hora antes do lançamento, até que eu esteja em órbita. E a qualquer momento, podemos ter um fracasso e isso vai me proteger."

"Imaginei que minha primeira viagem ao espaço seria memorável", disse ele. "Eu não esperava que fosse tão memorável", finalizou.

Fonte: The Verge