Nesta quinta-feira (11), a nave Soyus que transportava dois astronautas para a Estação Espacial Internacional precisou realizar um pouso de emergência. O motivo para isso aconteceu em razão do foguete de propulsão parar de funcionar no ar.

A nave havia saído da base Baikonur, no Cazaquistão, e a bordo estavam o astronauta norte-americano Nick Hague e o cosmonauta russo Alexei Ovchinin.

O pouso de emergência ocorreu na cidade de Zhezkazgan, também no Cazaquistão. De acordo com a Nasa, os dois tripulantes deixaram a nave e passam bem.

Nave Soyuz com dois astronautas precisa fazer pouso de emergência.
Nave Soyuz com dois astronautas precisa fazer pouso de emergência.

Equipes de resgate foram acionadas, porém, os tripulantes não precisaram de muitos cuidados médicos.

A Roscosmos informou que já está formando uma comissão para investigar o episódio. A Nasa também informou que está avaliando o fracasso. "O administrador da NASA, Jim Bridenstine, e a equipe da Nasa estão monitorando a situação cuidadosamente", disse a agência espacial em um comunicado. "A NASA está trabalhando de perto com a Roscosmos para garantir o retorno seguro da tripulação. A segurança da tripulação é a maior prioridade para a NASA. Uma investigação completa sobre a causa do incidente será conduzida. "

Fonte: The Verge