A NASA vem enfrentando problemas com o seu telescópio Hubble. Bastante conhecido por fornecer imagens brilhantes do cosmo, na última sexta-feira (5), um mecanismo importante apresentou falha. Por conta disso, o telescópio está em modo de segurança enquanto os engenheiros tentam sanar a questão.

A parte que está apresentando problemas no Hubble é um giroscópio, um mecanismo que muitas naves espaciais utilizam para mudar a sua orientação no espaço. A ferramenta é fundamental que o Hubble utiliza para alterar a direção e olhar os diferentes pontos do Universo.

Telescópio Espacial Hubble está offline após falha de componente.
Telescópio Espacial Hubble está offline após falha de componente.

O Hubble foi lançado ainda em 1990, e foi desenvolvido com seis giroscópios. Para que ela possa trabalhar de modo eficiente é necessário que, ao menos, três estejam funcionando. Ao longo desses anos, os giroscópios já precisaram ser consertados. A última missão de manutenção do Hubble ocorreu em 2009.

De acordo com o The Verge, a NASA informou que antes do episódio da última sexta-feira, o Hubble contava com quatro giroscópios em funcionamento.

De qualquer forma, nada está perdido, antes, os engenheiros do Hubble descobriram um modo de operar com apenas dois giroscópios. A NASA diz também que caso o giroscópio não volte a ficar online, os engenheiros já possuem um plano de operação com apenas um deles.

Vale mencionar que o fim do Hubble já está próximo, e a NASA já avalia uma descida segura do telescópio , talvez sobre o oceano. A Agência Espacial também está trabalhando para levar o sucessor do telescópio ao espaço. A NASA, em 2021, disponibilizar um novo observatório nomeado de Telescópio Espacial James Webb.

Fonte: The Verge