O robô Opportunity, que estava sem localização em Marte, acabou sendo encontrado pela Nasa em meio a uma cratera do chamado Vale da Perseverança. De qualquer modo, o robô segue sem comunicação desde o último mês de junho.

Na terça-feira (25), a Nasa revelou que a câmera de alta resolução de seu satélite Mars Reconnaissance Orbiter conseguiu fotografar em 20 de setembro o local em que o Opportunity está parado desde a grande tempestade de areia que aconteceu em junho, e que deixou o planeta coberto por meses.

Nasa encontra robô Opportunity , mas continua sem comunicação.
Nasa encontra robô Opportunity , mas continua sem comunicação.

O Opportunity, sem os raios solares para alimentar as suas baterias devido o bloqueio da areia, acabou entrando em estado de hibernação.

» Veja mais notícias sobre a NASA e sobre Ciência

A expectativa dos engenheiros da Agência espacial é que o robô mantivesse um mínimo de bateria para conseguir despertar após a tempestade de areia, no entanto, isso não ocorreu, e o grupo ainda não conseguiu manter contato com ele.

A missão do Opportunity teve início em 2004 e estava prevista para apenas 90 dias. Porém, como podemos perceber, o prazo se estendeu.

No final do mês passado, a Nasa forneceu um prazo até meados de outubro para conseguir reestabelecer comunicação com o robô. Por fim, a missão de "Oppu", como é chamado, será finalizada.