Na semana anterior, os tripulantes da Estação Espacial Internacional se depararam com uma situação preocupante: um buraco na cápsula Soyuz estava causando um vazamento de oxigênio na Estação. Mesmo que o problema não tenha propiciado maiores danos, a agência espacial russa Roscosmos iniciou uma investigação para tentar descobrir o que realmente causou o problema.

De acordo com as primeiras liberadas pela NASA, um micrometeorito poderia ter colidido com a Estação. Porém, conforme as descobertas feitas pela agência russa, o culpado pode ter sido um erro humano anterior ao lançamento da nave.

Buraco na ISS pode ter sido sabotagem, diz investigação russa.
Buraco na ISS pode ter sido sabotagem, diz investigação russa.

A agência diz ter certeza que o buraco foi feito por mãos humanas, já que encontrou traços de que um furo foi feito com uma broca. Deste modo, a agência investiga duas possibilidades: de um erro cometido por um técnico ainda em terra, ou sabotagem cometida por alguém em órbita.

Mesmo que a agência russa tenha levantado a hipótese, a NASA não acredita em sabotagem. Chris Bergin, editor do site de notícias oficial da NASA diz que o mais próximo a uma broca que os astronautas utilizam é uma parafusadeira elétrica.

Bergin acredita que algum técnico tenha cometido o erro na montagem da espaçonave ainda em terra. O site de notícias da NASA acabou revelando imagens do suposto buraco através de um vídeo, porém, após um tempo, acabou deletando.

 Através de comunicado oficial, a NASA explica que as imagens do buraco foram inseridas no vídeo por um erro técnico, e que irá deixar toda a investigação do caso nas mãos da Roscosmos.