Nesta quarta-feira (27), a NASA anunciou uma parceria com a russa Roscosmos na exploração da Lua e também do espaço.

A Agência Espacial Americana, através de comunicado oficial, disse que continua a formular o conceito de "deep space gateway" (portal do espaço profundo, em tradução literal), que em suma é a ideia de iniciar uma nova fase de explorações lunares envolvendo operações que poderão ser estendidas para outros lugares no espaço sideral.

"Essas missões permitem à NASA desenvolver novas técnicas e aplicar abordagens inovadoras para resolver problemas durante a preparação para missões de longa duração para longe da Terra", afirmou a agência em comunicado oficial.

NASA em parceria com a Rússia irão explorar Lua e espaço.
NASA em parceria com a Rússia irão explorar Lua e espaço.

A NASA, além deste projeto, também está investindo em futuras viagens tripuladas com humanos para Marte. Um dos projetos mais recentes da agência foi finalizado neste mês e com isso, a agência começa a dar novos passos em relação ao Planeta Vermelho.

"Enquanto o deep space gateway ainda é um conceito em formulação, a Nasa tem o prazer de ver o crescente interesse internacional visar o espaço cislunar como o próximo grande passo para o avanço da exploração espacial humana", disse Robert Lightfoot, atual administrador da NASA.

A partir de 2020 a NASA pretende lançar missões para exploração lunar e também de mais corpos celestes do nosso Sistema Solar. Agora, com a parceria com a agência russa Roscosmos, a construção e também desenvolvimento de técnicas mais avançadas, econômicas e também sustentáveis deverão ser facilitadas em razão do time maior envolvido.