Os americanos poderão acompanhar o eclipse total do Sol na próxima segunda-feira (21), após um período de 99 anos. A passagem da Lua entre o Sol e a Terra irá produzir uma sombra de cerca de 110 Km, deixando 14 Estados em plena escuridão, durante alguns minutos.

As pessoas que quiserem observar estrelas e planetas no céu, bem como a coroa solar que, no geral é visível a olhos nus, deverão ir para o Centro de Visitantes da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida.

Kennedy Space Center
Kennedy Space Center

O complexo de visitantes do Kennedy Space Center ficará responsável pela distribuição de óculos de observação ao público. No local, especialistas em astronomia ficarão a disposição para poderem responder perguntas e comentar todo o evento. A Nasa, por sua vez, irá transmitir o conteúdo ao vivo para o país inteiro.

Para completar o espetáculo, o planetário móvel ainda preparou uma programação educativa especial, que irá mostrar a ciência que se esconde em um eclipse solar, bem como dois shows sobre o tema.

No Brasil, os moradores de alguns Estados das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar o fenômeno parcialmente, sendo Macapá, no Amapá, o melhor ponto de observação entre as capitais.

"A faixa de totalidade cobre uma área de 280 quilômetros de largura. O incrível deste eclipse é que essa faixa de totalidade vai cruzar toda a parte continental dos EUA, da costa leste à costa oeste", diz Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional.