Mais um celular da Motorola está bem próximo de receber a versão mais recente do sistema operacional do Google. Trata-se do Motorola Edge 50 Neo, que finalmente começou a receber a versão beta do Android 16, permitindo que usuários testem antecipadamente a nova geração do sistema operacional do Google. A atualização faz parte do programa oficial de testes da Motorola e chega antes da liberação da versão oficial.
Atualização beta começa a ser liberada
Pelo menos nesse primeiro momento, a nova versão de software do Edge 50 Neo está disponível para usuários inscritos no Motorola Feedback Network (MFN). Como de costume, ela chega via OTA (atualização sem fio). Além disso, pesa em torno de 2,16 GB, indicando mudanças importantes no sistema e ajustes que vão além de simples correções.
De acordo com o que foi revelado, o primeiro beta traz a compilação W1UI36H.38. Curiosamente, ele ttambém adiciona o patch de segurança de janeiro de 2026, reforçando a proteção do aparelho mesmo durante a fase de testes. A Motorola recomenda que a instalação seja feita com bateria suficiente e conexão Wi-Fi estável.
Por se tratar de um software em desenvolvimento, a versão beta pode apresentar instabilidades, falhas pontuais e incompatibilidade com alguns aplicativos, sendo mais indicada para usuários que desejam testar novidades e ajudar no feedback do sistema.
O que esperar do Android 16 no Edge 50 Neo
O Android 16 traz melhorias bem eficazes para o Esde 50 Neo. Entre elas, tem um sistema de notificações aprimorado, novos recursos de privacidade, suporte a Live Updates e um novo seletor de fotos integrado e avanços no modo de proteção avançada.
Provavelmente, esses recursos serão refinados até a liberação oficial da versão final para todos os usuários desse smartphone.






