O Thread da Meta, um clone do "Twitter", apareceu na Play Store, loja de aplicativos do Android. O app foi visto por Alessandro Paluzzi, um popular desenvolvedor conhecido por revelar novidades de diversos aplicativos através de engenharia reversa. Entretanto, a estreia do Thread parece ter sido um erro, pois não é possível achá-lo novamente ao utilizar a barra de pesquisa da Play Store, mas felizmente foram compartilhadas diversas imagens mostrando a interface de usuário do app.

O que é o Threads?

Threads é o novo aplicativo da Meta criado para competir com o Twitter. Fonte: Twitter (Alessandro Paluzzi)
Threads é o novo aplicativo da Meta criado para competir com o Twitter. Fonte: Twitter (Alessandro Paluzzi)

O Threads é um aplicativo desenvolvido pela Meta com mecânica parecida com a do Twitter, mas com elementos da interface do Instagram. Ele está sendo desenvolvido desde janeiro sob o nome de "Project92". De acordo com o site TheVerge, durante uma reunião interna sobre o novo app, o diretor de produtos da Meta, Chris Cox, disse:

Temos ouvido de criadores e figuras públicas que estão interessados em ter uma plataforma que é executada de forma sã.

Através dos print screens (capturas de tela) realizados por Alessandro Paluzzi, o aplicativo Threads tem a seguinte descrição na Play Store:

Threads é onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã. Seja qual for o seu interesse, você pode seguir e se conectar diretamente com seus criadores de conteúdo favoritos e outras pessoas que amam as mesmas coisas - ou crie seus próprios seguidores leais para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo.

Abaixo você pode ver uma captura de tela de uma publicação feita no Threads como exemplo.

Captura de tela de uma publicação do aplicativo Threads da Meta mostrando seu design e mecânica de comentários. Fonte: Twitter (Alessandro Paluzzi)
Captura de tela de uma publicação do aplicativo Threads da Meta mostrando seu design e mecânica de comentários. Fonte: Twitter (Alessandro Paluzzi)

Nota-se que a estrutura de publicações do Threads se parece muito com o Twitter, porém com um design extremamente semelhante ao do Instagram. A diferença maior é que no lugar das fotos, há um texto do autor. Veja que há um símbolo replicar a publicação, parecido com o botão de retweet do Twitter, mas há também símbolos idênticos aos encontrados no Instagram.

Lançamento e disponibilidade

O aplicativo Threads da Meta ainda não tem uma data para lançamento oficial. Entretanto, considerando que o app já apareceu na Play Store, é provável que ele seja lançado muito em breve.

Twitter tem reprimido seus usuários

Recentemente o Twitter anunciou que os seus usuários têm agora um limite para o número de tweets visualizados. Além disso, pessoas que não tem uma conta registrada na rede social ou não estão logadas na plataforma, não poderia ver links de tweets compartilhados por seus amigos. De acordo com a empresa, estas medidas foram tomadas para evitar a extração de dados por robôs (bots) que atrapalham o funcionamento do Twitter.

O que achou da ideia da Meta de desenvolver um aplicativo para concorrer diretamente com o Twitter? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!