Instagram traz verificação de idade para novas contas, barrando menores de 13 anos

A ideia da rede social é trazer mais segurança e mais conteúdo apropriado. A verificação, porém, ocorre somente pela vinculação (não obrigatória) com o Facebook.

Por Redes sociais Pular para comentários
Imagem Ilustrativa - Bryce Durbin: TechCrunch
Imagem Ilustrativa - Bryce Durbin: TechCrunch

Novos usuários do Instagram deverão agora confirmar sua idade no momento de criação de sua conta. Quem tem menos de 13 anos de idade será então impedido de criar a conta na rede social. Porém, na internet já é de praxe mentir sobre sua idade, por isso o Instagram também traz um sistema de confirmação pelo Facebook. Essa confirmação, porém, só funciona se houver vinculação entre as contas, o que não é algo obrigatório.

A iniciativa de restrição etária do Instagram teria como objetivo criar experiências digitais mais "seguras e apropriadas" durante as atualizações dos próximos anos. O controle de idade seria o primeiro passo, enquanto mais transparência quanto ao controle de privacidade no aplicativo, tal como novas opções customizadas nesse mesmo tópico também deverão ser implementadas.

De qualquer maneira, o controle de idade (se efetivamente funcionar) deverá impedir exposição demasiada infantil, trazendo mais segurança online para crianças, uma vez que hoje em dia é comum a ultra exposição de nossas vidas na internet, um tópico ainda mais polêmico para usuários menores de idade. O Instagram, apesar dessa medida, não consegue impedir, por exemplo, que jovens menores de 13 anos burlem o sistema por não conectar a conta ao Facebook, mentindo sua idade na conta do Instagram.

Se confirmada a idade na rede social, entretanto, a informação não constará no perfil em momento algum. As informações são da agência de notícias Reuters, e no momento ainda não há confirmação exata das datas de implementação da nova exigência ao redor do planeta.

Recomendamos ler:

Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Comentários:
Carregar comentários