O Youtube tem levado muito a sério o discurso de ódio. Materiais tóxicos, ofensivos, incentivos ao ódio e preconceito não tem mais espaço na plataforma de vídeo. Foram mais de 17.000 canais removidos, 100.000 vídeos deletados e 500 milhões de comentários excluídos apenas nos últimos 3 meses. Em comparação ao primeiro trimestre do ano, esses números representam um aumento de quase 500% de filtragem que o Youtube faz no conteúdo disponível.

Para isso, o Youtube contou com ajuda de um sistema automatizado de filtragem de conteúdo. Cerca de 87% dos vídeos removidos contaram com a ação deste sistema, que assim se torna aliado essencial na luta.

Também foi usado Machine Learning para analisar e barrar certos conteúdos, como spams, antes mesmo de serem publicados na plataforma. Esta automatização usando diversos mecanismos proporciona uma magnitude incrível no processo de detecção, segundo a própria plataforma.

youtube

"Devido à nossa capacidade de remover rapidamente este conteúdo, os vídeos que violam as nossas políticas representam uma fração de um por cento das visualizações no YouTube."

Mas sistemas automatizados não podem analisar absolutamente todos os vídeos do canal e denúncias propriamente, então a Google também reuniu mais de 10.000 pessoas para rever e detectar conteúdos que violam as políticas do site. O objetivo central é manter a plataforma democrática, limpa, livre e amigável.