Foi anunciado nesta quarta-feira (28) que a Microsoft decidiu, após 15 anos, mudar a fonte padrão utilizada no Office. Atualmente a fonte utilizada como padrão pela empresa é a Calibri, que em 2007 veio para substituir a Times New Roman.

Na publicação feita pela Microsoft em seu blog é dito:

"Calibri tem sido a fonte padrão para todas as coisas da Microsoft desde 2007, quando substituiu a Times New Roman no Microsoft Office. Tem servido bem a todos nós, mas acreditamos que é hora de evoluir."

Foram selecionadas cinco fontes novas para eleger a que será a padrão. São elas:

  • Tenorite
  • Bierstadt
  • Skeena
  • Seaford
  • Grandview
Exemplo de cada nova fonte.
Exemplo de cada nova fonte.

Todas as fontes citadas acima são estilo sem serifa (não possui traços no final da letra) e abrangem vibrações "humanistas, geométricas, estilo suíço e industrial". Confira abaixo a descrição de cada uma das fontes:

"Tenorite é uma fonte sem serifa mais geométrica inspirada no Trade Gothic e é mais estreita que a Calibri, o que a torna uma boa escolha para apresentações apertadas. Bierstadt é uma versão mais contemporânea inspirada na tipografia suíça (da qual Helvetica é o exemplo mais famoso). É semelhante a Arial, mas mais parecido com "Arial, mas torne-o menos macio".

Skeena, por outro lado, é uma fonte mais "humanista". Aparentemente, isso significa ligeiramente curvilíneo com mais contraste de traço, ou variações entre partes grossas e finas das letras. Seaford pretende ser um retrocesso às "fontes de texto serifadas do estilo antigo", mas se eles cortassem as serifas. Enquanto isso, Grandview pega emprestado da sinalização alemã clássica."

Lançamento e disponibilidade

Segundo o site The Verge, a Microsoft pretende escolher alguma destas cinco fontes até 2022. Quem assina o Microsoft 365 pode experimentar as novas fontes agora baixando-as na nuvem. Neste momento a Microsoft está perguntando em seu perfil oficial da Microsoft 365 qual das fontes selecionadas as pessoas preferem.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!