A Microsoft oficialmente encerrou a oferta de atualização gratuita em dezembro de 2017, mas ainda existe uma possibilidade para a atualizar uma versão mais antiga do Windows para o Windows 10, gratuitamente.

A Microsoft não fala mais sobre a oferta de atualização gratuita do Windows 10, mas os dispositivos com licenças legítimas do Windows 7 ou Windows 8.1 podem ser atualizados para o Windows 10 usando a Ferramenta de Criação de Mídia do Windows 10.

Para obter o Windows 10, basta baixar e executar a Ferramenta de Criação de Mídia no computador com Windows 7 ou 8/8.1 e atualizar o PC para o Windows 10. Após a atualização, conecte-se à Internet e sua licença antiga do Windows será convertida em um Licença do Windows 10.

De acordo com um usuário do Reddit que afirma ser um funcionário da Microsoft, a atualização gratuita do Windows 10 por um ano foi uma "falha de marketing" para maximizar a adoção do sistema operacional. Existe porém informação de que a oferta de atualização gratuita do Windows 10 expirou, mas o procedimento segue funcionando.

Como atualizar para o Windows 10.

1. Visite a página de download do Windows 10 aqui.

2. Clique no botão "Baixar a ferramenta agora" para baixar a Windows 10 Media Creation Tool.

Acesse o link e faça download da ferramenta de instalação
Acesse o link e faça download da ferramenta de instalação

3. Abra a Ferramenta de criação de mídia e aceite os termos da licença.

Aceite os termos de uso e siga com a instalação
Aceite os termos de uso e siga com a instalação

4. Selecione a opção "Atualizar este computador agora" e clique em Avançar.

aaa

5. A ferramenta perguntará se você deseja manter tudo ou começar do zero. Selecione para manter todos os aplicativos e arquivos e continuar.

Siga os passos até que a instalação se inicie
Siga os passos até que a instalação se inicie

6. Depois de clicar no botão Instalar, o Windows 10 começará a ser instalado. Esse processo pode demorar um pouco e o computador será reiniciado algumas vezes.

7. Após a instalação do Windows 10, conecte-se à Internet e abra Configurações > Windows Update > Ativação e o PC será ativado com uma licença digital.

Você também pode inserir a chave do produto Windows 7 ou Windows 8.x e ativar o Windows 10 se o dispositivo ainda não estiver ativado.

Lembre-se de que a oferta funciona apenas se você estiver usando uma licença genuína do Windows 7 ou Windows 8.1. Seguindo este guia, você receberá uma licença digital válida por toda a vida útil do hardware.

Durante o processo de atualização, o Windows se conectará aos servidores de ativação da Microsoft e o seu PC adquirirá uma licença digital ou autorização do Windows 10.

Você verá a mensagem "O Windows está ativado com uma licença digital" na página de ativação do Windows (Configurações > Atualização e segurança > Ativação).

A licença digital está associada ao dispositivo e, a menos que o hardware seja alterado, você pode executar uma instalação limpa da mesma edição do Windows 10 com a Ferramenta de Criação de Mídia ou os arquivos ISO, e a ativação é automática.