Enquanto o governo estadunidense toma uma postura cada vez mais protecionista com embargos sobre a empresa chinesa Huawei, a gigante de tecnologia Microsoft não se demonstra nem um pouco disposta a deixar de fazer negócios com a chinesa. A empresa americana havia solicitado formalmente ao Departamento Comercial dos EUA para continuar seu vínculo comercial com a Huawei, seguindo exportando software à empresa, o que é muito bem-vindo para a aplicação na série de notebooks Huawei Matebook.

Em julho, o departamento comercial americano havia revelado intenções de emitir licenças especiais para algumas empresas nacionais que gostariam de seguir comercializando com a Huawei. Tais licenças, porém, são bem restritas, cobrindo basicamente componentes de tecnologia e software, tudo que a Microsoft precisa que seja permitido a ela comercializar. Mais de 300 empresas americanas solicitaram essas licenças de julho até agora.

No começo da semana passada, esse mesmo departamento de comércio estendeu a licença geral da Huawei para voltar a negociar com empresas americanas componentes eletrônicos que, segundo o governo estadunidense, não apresentem possíveis ameaças à segurança nacional dos EUA. A empresa chinesa também recebeu permissão para seguir atuando em áreas de rede e equipamentos relacionados em solo americano. A Huawei reiterou seu compromisso com a segurança digital nos serviços de redes móveis.

A decisão sobre a Microsoft poder ou não seguir seus negócios com a Huawei ainda será definida, porém isso poderia abrir portas para o Google fazer o mesmo, reiterando os serviços Google nos aparelhos Huawei. Os smartphones Huawei são de extremo peso no mercado, então é natural que a Microsoft e Google queiram retomar seus negócios.