Paul Allen, co-fundador da Microsoft, faleceu na tarde da segunda-feira (15), aos 65 anos, em razão de complicações relacionadas a um câncer.

A empresa privada fundada por Allen em 1986, a Vulcan, divulgou um comunicado: "É  com profunda tristeza que anunciamos a morte de nosso fundador Paul G. Allen, co-fundador da Microsoft e notável tecnólogo, filantropo, construtor comunitário, conservacionista, músico e defensor das artes ".

Jody Allen, a sua irmã, empresária e CEO do Vulcan, fez uma declaração em separado, dizendo eu seu irmão "era um indivíduo notável em todos os níveis. Enquanto a maioria conhecia Paul Allen como tecnólogo e filantropo, para nós ele era um irmão e tio muito querido e um amigo excepcional."

"A família e os amigos de Paul foram abençoados por experimentar sua inteligência, calor, generosidade e profunda preocupação. Para todas as exigências de sua agenda, sempre havia tempo para a família e os amigos. Neste momento de perda e dor por nós - e tantos outros - estamos profundamente gratos pelo cuidado e preocupação que demonstrou todos os dias ".

Allen estava lutando pela segunda vez contra um linfoma não-Hodgkin, um câncer que tem origem no sistema linfático e faz com que os tumores se desenvolvam a partir dos linfócitos, um tipo de glóbulo branco.

Há duas semanas, Allen revelou que o câncer, em que foi tratado com sucesso nove aos atrás, havia retornado. Através do Twitter ele disse que os médicos estavam "otimistas de que verei um bom resultado".

Allen era bastante conhecido por vários setores, incluindo seu apreço pelo esporte, música, brinquedos caros, entre outros.

O executivo era dono da equipe de Seattle Seahawks da NFL, da equipe Portland Trail Blazers da NBA e também era sócio do clube de futebol da Major League Soccer, o Seattle Sounders.

Co-fundador da Microsoft morre aos 65 anos.
Co-fundador da Microsoft morre aos 65 anos.

O pioneiro da computação pessoal também era conhecido pela sua filantropia, recentemente, doou US$ 30 milhões para a prefeitura de Seattle para colaborar na construção de um complexo de apartamentos que abrigaria 94 famílias sem teto ou com salários baixos.

Microsoft

Allen pediu demissão da Microsoft em 1983. Ele conheceu Bill Gates quando ambos ainda frequentavam a Lakeside School, em Seattle. Na época, Allen tinha apenas 14 anos e Gates, 12. Menos de uma década após, eles criaram a Microsoft.

Em 2011, Allen publicou uma autobiografia que caracterizou Gates como sendo exigente e conflituoso, e ainda disse que em 1982, quando lutava por um câncer, Gates e Steve Ballmer, estavam "planejando me enganar".

Gates, disse que estava "de coração partido com a morte de um dos meus mais antigos e queridos, Paul Allen".

Fonte: TechCrunch