Pela primeira vez, a Microsoft aparece entre as cinco maiores empresas de computadores dos Estados Unidos. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Gartner, a Microsoft detém 4,1 por cento do mercado de PCs nos Estados Unidos, ultrapassando, inclusive, a Acer.

Mesmo com a atual posição nos Estados Unidos, a empresa possui bastante trabalho para garantir o mesmo patamar à nível global. A Acer e a Asus estão disputando o quinto lugar no mundo. A Lenovo aparece no topo da lista. Tanto a Gartner quanto a IDC concordam que a Lenovo é a maior fabricante de PCs do mundo.

Microsoft se torna uma das cinco maiores fabricantes de PCs dos EUA.
Microsoft se torna uma das cinco maiores fabricantes de PCs dos EUA.

Vale mencionar que as estimativas diferem em relação as principais diferenças a Gartner e a IDC contabilizam os PCs. A IDC, por exemplo, inclui Chromebooks e exclui tablets e dispositivos Windows com teclado destacável, como o Surface Pro. Já, a Gartner leva em consideração os tablets baseados no Windows e exclui os Chromebooks ou tablets que não são baseados no Windows.

Após seis anos de queda, o mercado de computadores deu sinais que poderia crescer neste ano.

Em relação a Microsoft, a companhia está conquistando uma fatia do mercado de PCs nos Estados Unidos, e o fato pode estar associado ao sucesso da família Surface.

Fonte: The Verge