A indústria de manufatura é altamente competitiva e parece que tudo indica que nenhuma empresa fica no topo por muito tempo. A Intel tem sido a fornecedora líder de chips para notebooks por muitos anos.

No entanto, essa situação vem mudando. A Apple e agora a Amazon estão atualmente reduzindo sua dependência da tecnologia de chips da Intel. Por muito tempo, a empresa dominou o mercado de computadores pessoais e grandes sistemas de servidores.

Depois de abandonar os chips Intel, a Apple e a Amazon começaram a usar chips de desenvolvimento próprio. No mês passado, a Apple lançou seus MacBooks mais recentes. Esses dispositivos usam o chip M1 baseado na arquitetura ARM desenvolvida pela Apple.

Processadores ARM da Apple e Amazon

Em junho deste ano, o negócio de computação em nuvem da Amazon também começou a promover novos serviços de computação. O serviço também usa chips baseados em ARM desenvolvidos pela própria Amazon. A Amazon disse aos clientes que o serviço é mais rápido do que produtos baseados em chips Intel. O preço é um quinto mais barato.

Na terça-feira, a Amazon lançou outro serviço de computação baseado no mesmo chip para usuários corporativos. A empresa também compartilhou os benefícios dos usuários após o lançamento do novo serviço em junho.

A Amazon também acrescentou que, como parte da parceria ampliada entre as duas empresas, o Twitter também planeja começar a usar essa tecnologia. Peter DeSantis, chefe de infraestrutura de computação da Amazon Web Services (AWS), disse: "Quanto maior o cliente, mais animado ele fica".

As práticas da Apple e da Amazon desencadearam uma reação em cadeia na indústria de semicondutores, que tem um valor total de US$400 bilhões. As ações das duas empresas ilustram que as principais decisões na indústria de chips podem ser cada vez mais transferidas de fornecedores de chips que há muito tempo detêm o poder para empresas que usam chips que possuem recursos, e estas últimas farão seus próprios chips.

Para os usuários de computador, essa mudança pode trazer mais opções de tecnologia, velocidades de computação mais rápidas e preços mais baixos. Keith Kressin, vice-presidente sênior da Qualcomm, um grande fornecedor de chips ARM, disse: "Todo mundo pensa, 'UaU', a Apple está fazendo o seu melhor para desenvolver seus próprios chips e a Amazon e outras empresas aderiram."

Intel perdendo mercado

Em meados da década de 1990, a Intel dominou todo o campo da computação e se tornou o maior fornecedor de processadores para computadores pessoais. Posteriormente, a empresa aproveitou sua produção em massa para fabricar chips de baixo custo para servidores.

Mas em 2007, quando os smartphones se tornaram populares, a empresa não começou a produzir chips para smartphones. No entanto, a Intel não está desistindo do mercado de chips. A empresa ainda está produzindo chips x86 mais rápidos e muitos clientes não querem reescrever o software que roda em chips x86.

A vice-presidente da Intel, Lisa Spelman disse: "O trabalho da Intel é baseado no ecossistema x86 por mais de 20 anos. Podemos garantir compatibilidade de software e alto desempenho, tanto consumidores quanto data centers. Um pedido importante do cliente."