Depois de problemas enfrentados pela Samsung em seu caminho para produção de chips em processo de 5nm, com taxa de defeitos suficientemente alta para levar a uma interrupção nas datas de lançamento das séries de chips Snapdragon 875 e Snapdragon 735.

Os rumores de que tal caso preocupou muito a Qualcomm que agora, planeja recorrer a TSMC para manter seu calendário de lançamentos intacto.

Fontes do setor informam que a Qualcomm entrou em contato com a fabricante de chips de Taiwan para lançar os modems Snapdragon X60 e os SoCs Snapdragon 875.

Espera-se que parte dos pedidos de produção de novos produtos semicondutores da Qualcomm seja transferida para a TSMC, mas ainda assim, o principal fornecedor permanecerá sendo a Samsung.

Talvez a fabricante de chips americana queira que a TSMC assuma o ônus de produzir mais Snapdragon 875 e Snapdragon X60, mas o problema é que as instalações de produção da empresa de Taiwan agora estão ocupadas montando os chips Apple A14 e os Kirin 1000/1020.

No entanto, a proibição de trabalhar com a Huawei, que entrará em vigor em setembro, poderá liberar parte das instalações de produção, para atender às necessidades da Qualcomm.

De acordo com o presidente da TSMC, Mark Liu, em conformidade com os novos regulamentos dos EUA, a empresa não recebe pedidos da Huawei desde 15 de maio. Ele afirmou ainda que deixará de atender a Huawei em 14 de setembro.

Nos últimos anos, as remessas de smartphones da Huawei continuaram a crescer e atualmente ela é o segundo maior cliente da TSMC, depois da Apple.

Para a maioria das pessoas, TSMC e Huawei são parceiros próximos. Isso significa que sua não cooperação será uma enorme perda para ambas as empresas.

Rumores anteriores trouxeram a informação de que a TSMC havia enviado carta aos EUA solicitando ao governo licença para seguir atendendo a Huawei após o período de carência definido na renovação do embargo comercial.

Contudo a TSMC negou tal fato e afirmou que perder a Huawei como cliente não afetará tanto os negócios. Parece um tanto, quanto contraditório, porém ao contrário das especulações de que a TSMC havia perdido 14% de sua receita, relatórios financeiros do segundo trimestre de 2020, registraram aumento de 28,9% na receita da empresa.

De acordo com o vice-presidente da TSMC e CFO Wendell Huang, os negócios foram fracos no segundo trimestre. Isso se deve principalmente à implantação da infraestrutura 5G, que está compensando o declínio do crescimento em outras plataformas.

No terceiro trimestre, a MediaTek fez três pedidos adicionais com a TSMC, e a TSMC também está trabalhando em um A14 de 5nm para a Apple. O chip de arquitetura Arm da Apple para computadores Mac também precisa do processo avançado da TSMC.

Tecnicamente, isso significa que a TSMC pode ter preenchido o vazio deixado pela Huawei. Além disso, a TSMC permanece otimista sobre sua receita futura. De acordo com suas previsões, a expectativa é de US $ 11,2 bilhões a US $ 11,5 bilhões para o terceiro trimestre de 2020.