A pandemia está a levar cada vez mais consumidores no mundo inteiro a ficarem em casa e a comprarem online. No Google, só aumentam as buscas das pessoas a fim de saber o que é e-commerce e como as lojas digitais funcionam.

Neste cenário atual, no processo de como montar uma loja virtual acaba por tornar-se importante uma ação que às vezes é até esquecida por muitas empresas: um programa de fidelidade bem definido. Também chamados de recompensas ou pontos, os programas de fidelidade ajudam a empresa e seus clientes de três maneiras principais:

Nada melhor do que oferecer uma experiência diferenciada


- Valores de vida mais altos: O valor da vida útil do cliente é um fator crucial para medir o sucesso de uma loja online, pois reflete a quantidade total de compras vitalícias de um cliente nessa loja. Recompensar os compradores por compras repetidas pode aumentar seu valor médio do pedido e a frequência de compras consideravelmente.

- Maior comunicação orgânica: Os clientes da sua loja virtual podem estarem mais aptos a abrirem emails e textos de marcas e a se envolverem com as marcas nas mídias sociais. Eles também têm maior probabilidade de revisar produtos e compartilhar conteúdo.

- Perfis de clientes mais precisos: A análise de dados dos membros do programa de fidelidade do seu ecommerce pode ajudar a atingir outros consumidores e ainda fornecer uma visão completa dos hábitos de compra do seu público-alvo em vários setores. O resultado são melhores produtos, preços e marketing.

Um programa de fidelidade atrativo


Exigências

O programa de fidelidade ideal oferece imediatamente algo de valor ao seu slogan. Pode ser um desconto imediato, pontos de inscrição ou um presente. Ele deve ser exclusivo, e não um cupom de 10% de desconto que você já pode oferecer aos novos assinantes das suas newsletters.

Os clientes devem poder se inscrever durante a primeira compra e ganhar pontos nesses itens. Outros recursos atraentes que você pode incluir para vender online com mais eficiência por meio de um programa de fidelidade incluem:

- Bônus para atividades especiais: Essas devem ser tarefas fáceis que fornecem dados acionáveis ​​ou oportunidades de marketing expandidas, como instalar um aplicativo, responder a pesquisas e compartilhar conteúdo.

- Uma recompensa de aniversário: Os pontos funcionam, mas um vale é melhor. Dê aos participantes um mês inteiro para resgatar prêmios de aniversário.

- Acesso antecipado a produtos: Os membros do seu programa de fidelidade precisam de sentir que são apreciados. Fazer com que estejam entre os primeiros a receberem notificações de produtos é uma excelente maneira de agradecê-los.

- Bônus de indicação: Oferecer pontos para a indicação de novos membros para o seu programa de fidelidade ajuda a comunidade a crescer. Mas exija que novos compradores façam uma compra antes de recompensar o referenciador.

- Desafios únicos: Pontos de recompensa por atividades recorrentes ou únicas podem ser divertidos. Você pode, por exemplo, solicitar aos membros do seu programa de fidelidade que mostrem como eles usam seus produtos selecionando exemplos dispostos em imagens gratuitas.

- Suporte dedicado: Não deixe os seus clientes a esperar por mais informações sobre a entrega de dropshipping da sua loja digital. Crie um número de telefone para que os seus clientes do programa de fidelidade possam ligar para eles e, a fim de evitar que esperem, permita que solicitem um retorno de chamada.

As alternativas online podem ser um endereço de email designado ou um código para canais reservados de bate-papo em tempo real.

- Conteúdo exclusivo. Muitos influenciadores de mídia social e consultores de negócios oferecem conteúdo freemium. Os usuários podem ler muitos artigos da web de graça, mas, por alguns dólares por mês, é possível desbloquear recursos adicionais.

A oferta de conteúdo "sem outra maneira de obtê-lo" para recompensar os membros pode ser um ponto de venda exclusivo, especialmente para as categorias de moda, esportes e melhoramento da casa.

- O apelo de retribuir: As recompensas nem sempre são monetárias. Oferecer a opção de doar dinheiro para causas importantes fortalece a sua marca e ajuda os clientes fieis a se sentirem melhor com suas compras.

A fim de facilitar a doação, uma boa ideia é ter um gerador de código de barras instantâneo para pagamento com valores que possam ser especificados pelo próprio cliente.

E não tenha medo de misturar as coisas. Ocasionalmente, você pode combinar as recompensas de um cliente com uma doação. Com um software gerador de nomes, é possível até criar rapidamente novas páginas e/ou domínios aos quais os seus clientes possam ser redirecionados para que possam conhecer um pouco mais sobre as causas solidárias que podem ajudar.