Parece que a Samsung vem perdendo mercado para a Huawei ultimamente. Nos meses de abril e maio a gigante chinesa assumiu o pódio da lista de empresas com mais smartphones vendidos do mundo.

Embora o percentual seja ínfimo para o mês de maio, a Huawei chegou a abrir mais de 2 pontos percentuais em abril de mercado CounterPoint.

Em abril, a Samsung perdeu seu primeiro lugar para a Huawei. A Samsung teve uma participação de mercado de 19,1%, enquanto a Huawei controlava 21,4%, ocupando o primeiro lugar pela primeira vez. Um total de 69,37 milhões de smartphones foram vendidos em abril.

Em maio, a Huawei seguiu controlando 19,7% do mercado, enquanto a gigante sul-coreana ficou atrás com 19,6%. Um total de 81,97 milhões de smartphones foram vendidos em maio.

O fechamento de maio mostrou o crescimento da Samsung, que foi atribuído ao aumento das vendas nos EUA. A maior economia do mundo viu as vendas de smartphones aumentarem 56% em maio em relação ao mês anterior. 8,4 milhões de smartphones foram vendidos nos EUA em maio, em comparação aos 5,4 milhões em abril, será que Trump viu o gráfico com a Huawei na frente e comprou dispositivos da Samsung para distribuir na casa branca?.

A Samsung provavelmente está se beneficiando das sanções dos EUA contra a Huawei, que limitam às negociações de várias empresas com a Huawei, inclusive o Google.

As empresas chinesas provavelmente ainda sentirão o peso das sanções ainda este ano, já que sua subsidiária fabricante de chips HiSilicon não poderá usar a TSMC como fabricante de chips.

O destino da Huawei permanece incerto devido às sanções e aos problemas resultantes que ela enfrenta na garantia de semicondutores, observou o CounterPoint. Enquanto isso, a Samsung está fortalecendo sua linha intermediária com seus Galaxy A e espera lançar sua série Galaxy Note 20, Galaxy Fold 2 e S20 Fan Edition ainda este ano, o que despertará o interesse de novos usuários.

Fontes ligadas ao mercado de smartphones chegou a afirmar que se não fosse o embargo comercial imposto pelos EUA à Huawei, a empresa já teria assumido a liderança do mercado de smartphones com folga desde o meio de 2019.