O executivo-chefe do Google recentemente se reuniu com Steven Levy, da Wired, para falar sobre assuntos diversos, desde o trabalho remoto adotado pela empresa em meio a pandemia, até à API de rastreamento de contatos em que Apple e Google trabalham juntas, criada para ajudar a impedir a propagação do coronavírus e divulgada na última quarta-feira.

Quando perguntado sobre se a parceria poderia "abrir as portas" para uma maior colaboração entre as empresas, Pichai disse que estava "comprometido em encontrar outras oportunidades" para que isso acontecesse, acrescentando que ele tinha "o mesmo pensamento" que o CEO da Apple, Tim Cook.

"As grandes empresas que trabalham juntas a serviço da sociedade são realmente boas para o mundo", disse Pichai à Wired.

Uma parceria pública tão próxima entre os duas empresas tão grandes não é comum. Mas um relatório de abril detalhando o desenvolvimento da estrutura indicou que, embora o trabalho inicial tenho começado separadamente, o Google rapidamente mudou isso.

"Ambas as equipes começaram a trabalhar de forma independente em tecnologia para apoiar as agências de saúde em seu trabalho de rastreamento de contatos", disse Pichai. "Muito rapidamente, os dois lados perceberam que, para que isso funcione bem, deve estar disponível em todos os lugares".

A partir daí, as equipes de engenharia da Apple e do Google começaram a se aproximar. Em algum momento, disse Pichai, ele e Cook decidiram interagir diretamente. Depois que a estrutura foi finalizada, os dois CEOs deram seu selo final de aprovação. A API foi anunciada pela primeira vez em 10 de abril.

Pichai disse à Wired que se encontra com Cook "periodicamente". Ele acrescentou que o Google faz parceria com a Apple em muitas áreas e, quando se trata da estrutura de notificação de exposição, eles sentem que "a soma é maior que as partes".

O chefe do Google expandiu algumas das fortes proteções de privacidade incorporadas à API, afirmando que a parte da inclusão da estrutura é um aspecto importante do processo.

Quando perguntado se o rastreamento de contatos não será eficaz por causa da cláusula de adesão, Pichai disse que o sistema pode ter um impacto significativo na mitigação de vírus, mesmo que apenas 10 a 20% dos usuários participem.

"Também percebemos que precisamos dar aos usuários garantias reais de privacidade", disse ele. "Acho que conseguimos o equilíbrio certo".

Pichai também disse que é improvável que o Google permaneça 100% remoto, dizendo que ainda é muito cedo para dizer quantos funcionários poderão seguir trabalhando em casa quando a pandemia terminar.