Desde o seu lançamento, o Telegram se tornou um dos nossos aplicativos de mensagens preferidos.

Uma das principais virtudes do aplicativo é que ele é gratuito, sem anúncios e também respeita a nossa privacidade, algo que hoje em dia parece muito complicado.

Apesar do Telegram Open Network, ou simplesmente TON, ter aberto um mundo de possibilidades para a plataforma, parece que o desenvolvimento não seguirá.

A empresa queria dar um passo adiante com o TON, mas agora, dois anos e meio depois, o projeto foi cancelado e o criador do Telegram explica que tudo isso é culpa dos Estados Unidos.

O projeto consistia em uma rede aberta, livre e descentralizada, uma rede que teria seu próprio sistema econômico com uma criptomoeda que eles chamavam de Grams.

Este projeto está em desenvolvimento há dois anos e meio em uma equipe formada pelos melhores engenheiros do Telegram, e tecnologicamente falando, é um projeto do qual eles têm muito orgulho.

A integração da TON ao Telegram tinha o potencial de revolucionar a maneira como as pessoas armazenam e trocam dinheiro e informações.

Apesar de tudo isso, este projeto não vai mais seguir. O Gram, a criptomoeda do Telegram, foi vetada pelos tribunais dos Estados Unidos, uma decisão que não afeta apenas o próprio país, mas a nível mundial.

O motivo seria que, como um cidadão dos Estados Unidos pode acessá-lo, não deve poder ser vendido. Nas palavras do próprio Pavel Durov, criador do Telegram, esta é uma explicação mais simples da situação atual:

Imagine que várias pessoas juntem dinheiro para construir uma mina de ouro e depois distribuam o ouro obtido. Então, um tribunal chega e diz: "Essas pessoas investiram em uma mina de ouro porque procuravam benefícios. Eles não querem ouro para si mesmos, mas para vendê-lo a outras pessoas. Portanto, eles não podem receber ouro.

Agora o mais importante. o projeto do TON foi encerrado e o Telegram não está mais envolvido. Então fica o alerta, é possível que alguns projetos surjam usando o nome ou fazendo menção a ele.

Durov enfatiza, não confiar seu dinheiro ou qualquer tipo de dados nesses projetos. Contudo incentiva que novos projetos que trabalham para criar um mundo mais descentralizado tenham sucesso.