A Samsung gastou um total de 5,36 trilhões de wons (cerca de US$4,37 bilhões) em atividades de pesquisa e desenvolvimento no período de janeiro a março de 2020, superando o recorde anterior de 5,32 trilhões de wons do quarto trimestre de 2018.

Os dados vieram de um relatório direcionado ao Serviço de Supervisão Financeira. Os gastos com pesquisa e desenvolvimento representaram 9,7% das vendas da empresa no primeiro trimestre, crescendo um pouco em relação ao mesmo período do ano passado.

Exceto no último trimestre do ano passado, quando a Samsung sofreu queda no mercado de semicondutores. Mas mesmo diante da queda, a gigante do mercado tecnológico continuou fazendo mais de 5 trilhões de wons em investimentos no setor desde o final de 2018.

No ano passado, o investimento total da empresa em P&D permaneceu com 20,19 trilhões de wons, excedendo a marca de 20 trilhões de wons pela primeira vez.

Embora o impacto negativo da pandemia da COVID-19 seja refletido em seu desempenho no segundo trimestre, a Samsung provavelmente manterá o valor do investimento em P&D a cada trimestre, com um plano de gastar mais de 20 trilhões de wons ao longo do ano corrente.

"Apesar das condições de mercado altamente incertas devido a pandemia, a Samsung continuará fazendo investimentos consistentes em tecnologias para ampliar a lacuna com os concorrentes", disse Kim Ki-nam, vice-presidente da divisão de semicondutores da Samsung na última reunião de acionistas da empresa.

A Samsung tem dois planos de investimento a médio e longo prazo: gastar 133 trilhões de wons e estabelecer infraestrutura de pesquisa, desenvolvimento e manufatura para os negócios de sistema em chip até 2030 e 13 trilhões de wons em seu novo negócio de painéis de exibição de pontos quânticos até 2025.