Imagine esse cenário: você faz uma compra online de algum produto importante, e ao acompanhar o código de rastreio, percebe que sua encomenda será entregue em um dia em que não haverá ninguém em casa.

Felizmente, não será preciso cancelar seu compromisso para recebê-la, dado que os Correios anunciaram uma nova modalidade chamada "Entrega no Vizinho" que, como o próprio nome sugere, permite que o carteiro deixe o pacote na casa ao lado.

De acordo com os Correios, essa opção foi criada após ter sido sugerida frequentemente pelos clientes. Na verdade, se pararmos para pensar, ela faz sentido até mesmo para a empresa, pois entregando no vizinho, os Correios pode evitar custos extras com a realização de uma nova tentativa de entrega.

Aqueles que estiverem interessados em usar essa modalidade, precisam apenas indicar na etiqueta de endereçamento que o seu vizinho está autorizado a receber a encomenda caso o destinatário esteja ausente, colocando o número do imóvel desse vizinho.

Apesar de não gerar custos adicionais ou alterar o prazo de entrega, a nova opção possui algumas regras. Os Correios alertam que a modalidade só está disponível para remessas via Sedex ou PAC. Além disso, apenas as etiquetas padronizadas são aceitas.

Existe outra restrição que precisa ser levada em consideração: o vizinho só pode estar até duas casas à direita ou à esquerda do endereço do destinatário. A casa na frente também é aceita pelo serviço. Quem mora em prédio, pode indicar qualquer apartamento.

Além dessa novidade, os Correios também anunciaram uma pequena mudança no rastreamento: agora os clientes podem verificar a data prevista de entrega de encomendas nacionais. No momento, o recurso está disponível apenas pela internet, mas em breve chegará no app dos Correios.