De acordo com a organização de pesquisa, o download global do aplicativo atingiu 29,6 bilhões no terceiro trimestre. Curiosamente, 1% dos editores de aplicativos responde por 80% dos downloads de aplicativos, enquanto outros editores têm cerca de 6 bilhões de downloads (20%).

Esses 99% inferiores, o que equivale a aproximadamente 784.080 publicadores, em média, aproximadamente 7.650 downloads cada durante o trimestre. Isso representa menos de um milésimo de por cento dos downloads gerados pelo Facebook no trimestre (682 milhões).

Fonte: SensorTower
Fonte: SensorTower

Em termos de jogos, o principal 1% dos editores tem mais de 9,1 bilhões de downloads. Isso representa 82% do total de downloads de 11,1 bilhões. Em média, cada aplicativo possui mais de 8,4 milhões de instalações. Os 106.290 publicadores restantes representam 18% e, em média, cada download foi de apenas 18.000.

Em termos de receita, a receita total do trimestre é de US$22 bilhões e 1.526 publicadores receberam US$ 20,5 bilhões em receita.

Os 151.056 publicadores restantes ganharam US$1,5 bilhão, com uma média de apenas US$9.990 por editor.

De acordo com a Sensor Tower, ao longo dos anos, do ponto de vista da instalação e da receita do aplicativo, a participação dos 1% principais dos editores não muda muito.

Fonte: SensorTower
Fonte: SensorTower

O registro global de download de aplicativos mostra uma tendência interessante, que se tornou quase uma regra no setor de desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento hoje, se aplica a aplicativos de nicho, não há concorrentes para os grandes, logo não há quem reinvente a roda, ou pelo menos até agora isso não ocorreu.

O trabalho é duro e a concorrência é acirrada, aplicativos pagos devem ter versão gratuita para teste, sempre e, atualizações recentes e suporte sempre ativo fazem toda a diferença, pois indicam que o desenvolvimento de melhorias e correções seguem sendo realizadas. Isso estimula a compra havendo assim a probabilidade de você obter alguns downloads, ganhar alguns dólares com isso.