A LG anunciou oficialmente um purificador de ar portátil que você usa no rosto como uma máscara. O PuriCare Wearable Air Purifier usa um par de filtros substituíveis com ventiladores alimentados por bateria para ajudá-lo a respirar. A LG diz que o dispositivo tem sensores para detectar quando você está inspirando ou expirando e ajusta a velocidade dos ventiladores de acordo.

O anúncio dessa sexta-feira (28) antes da IFA 2020 não menciona explicitamente a pandemia COVID-19, mas implica fortemente que a máscara foi desenvolvida em resposta a ela. A empresa diz que o purificador de ar vestível é projetado para substituir as máscaras caseiras "inconsistentes" usadas por algumas pessoas, bem como as máscaras descartáveis ​​que dizem ter sido escassas.

Em julho, quando a LG anunciou a máscara pela primeira vez e disse que doaria 2.000 dos dispositivos a um hospital universitário em Seul, um executivo da empresa disse que esperava que ajudasse a equipe médica "em meio à pandemia de COVID-19 prolongada", Reportagem do Korea Herald. Eles esperavam que fosse mais fácil para a equipe médica usar a máscara por horas seguidas.

É importante observar, no entanto, que o comunicado à imprensa da LG não faz nenhuma afirmação sobre a máscara retardar a propagação do coronavírus, incluindo se ela filtra o ar quando você expira e também inspira. A LG se recusou a comentar com o The Verge quando perguntamos sobre isso diretamente e disse que estava esperando até que a certificação e os testes fossem concluídos para fornecer todos os detalhes. É uma distinção importante, uma vez que as máscaras servem tanto para evitar que o usuário infecte as pessoas ao seu redor quanto para ajudar a impedir que o usuário seja infectado.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA agora não recomendam o uso de máscaras com válvulas de exalação ou respiradouros para evitar a disseminação do coronavírus, uma vez que eles não filtram "gotículas respiratórias expelidas" que poderiam permitir que os usuários infectassem as pessoas próximas.

Como a nova máscara da LG usa ventiladores motorizados, ela precisa ser alimentada para funcionar. A LG diz que o PuriCare Wearable Air Purifier tem uma bateria de 820mAh que fornece até oito horas de uso no modo de baixa energia, caindo para apenas duas horas no modo de alta energia.

O anúncio da LG não diz exatamente quando a máscara será lançada ou quanto custará, mas observa que ela estará disponível no quarto trimestre deste ano em "mercados selecionados".