O IPTV é uma das grandes inovações do mundo tecnológico nos últimos tempos. Com certeza você já usou ou ao menos ouviu falar sobre esse tecnologia que te permite assistir pela internet a diversos conteúdos com a mesma experiência de uma TV. Entretanto, existe uma outra vertente dessa tecnologia chamada OTT, que basicamente funciona da mesma forma. Mas quais são as diferenças? Veja a resposta neste artigo do Oficina da Net.

O que é IPTV?

O que é IPTV?
O que é IPTV?

IPTV significa "Internet Protocol Television", ou seja, televisão via protocolo de internet. Nessa tecnologia, o conteúdo é transmitido através da internet usando o protocolo IP, o mesmo que usamos para navegar na web.

Como funciona o IPTV?

Imagine a IPTV como um serviço de entrega de pizza. Você escolhe o que quer assistir, e o provedor entrega diretamente na sua casa (ou, no caso, no seu dispositivo conectado à internet). Diferentemente da TV tradicional, que transmite um fluxo contínuo de programação, a IPTV permite escolher o que assistir e quando assistir.

Suponha que você queira ver um filme específico. Com um serviço de IPTV, você pode selecionar esse filme na sua lista de opções e começar a assistir instantaneamente, sem esperar por um horário específico na programação.

Exemplos de IPTV: plataformas como Pluto TV, Soul TV Samsung TV Plus, LG Channels, Plex TV, Multi+, DGO, Claro tv+, Vivo Play e Zapping Brasil são alguns exemplos de serviços IPTV, oferecendo a mesma experiência de um sistema de TV tradicional, porém pela internet e de forma gratuita ou não.

O que é OTT?

O que é OTT?
O que é OTT?

Já o OTT, que significa "Over-the-Top", refere-se a serviços que entregam conteúdo diretamente aos usuários pela internet, "passando por cima" das redes tradicionais de televisão.

Como funciona o OTT?

Pense no OTT como um food delivery. Você escolhe o restaurante (provedor de conteúdo), faz o pedido (escolhe o que assistir), e o conteúdo é entregue diretamente na sua casa (seu dispositivo conectado à internet). Não há necessidade de intermediários, como canais de televisão por cabo.

Suponha que você seja fã de uma série específica disponível em uma plataforma de streaming. Com o OTT, você pode acessar essa plataforma a qualquer momento, sem depender de uma grade de programação fixa.

Exemplos de OTT: o YouTube, Twitch e outras plataformas de streaming, como Netflix, HBO Max, Disney+, Star+, Prime Video, Apple TV+, Crunchyroll e Paramount+ são alguns exemplos de serviços que usam a tecnologia OTT.

Afinal, qual a diferença entre IPTV e OTT?

A diferença chave entre IPTV e OTT está na forma como o conteúdo é entregue. Enquanto a IPTV utiliza uma rede fechada e dedicada, o OTT aproveita a internet aberta para alcançar tot tipo de usuário. Em termos simples, o IPTV é como ter um canal exclusivo só para você, enquanto o OTT é como ter uma biblioteca de conteúdo disponível a qualquer momento.

IPTV: uma "TV personalizada", onde você tem controle sobre a programação, mas ela é entregue por uma rede dedicada, semelhante à TV a cabo.

OTT: uma "biblioteca de entretenimento", onde você pode escolher o que assistir a qualquer momento, diretamente pela internet, sem depender de uma grade de programação fixa.