Rumores recentes têm levantado questionamentos sobre a possibilidade do lançamento do iPhone 15 ser adiado. De acordo com relatos, a Apple estaria enfrentando dificuldades na obtenção de diversos componentes essenciais para a fabricação do aguardado dispositivo. A notícia ganhou destaque após surgirem manchetes alegando que a empresa enfrenta problemas na produção de chips de 4nm.

Resumo:

  • Rumores apontam possíveis atrasos na produção do iPhone 15 devido a dificuldades na obtenção de componentes.
  • A TSMC, fabricante dos chips da Apple, enfrenta atrasos no início da produção em sua nova fábrica no Arizona devido à falta de mão de obra qualificada.
  • Os chips do iPhone 15 deverão utilizar o processo de 3nm da TSMC, o que não deverá ser afetado pelos atrasos na fábrica do Arizona.
  • A fábrica do Arizona não deveria iniciar a produção em massa até o próximo ano, tornando pouco provável que os chips do iPhone 15 venham de lá.

Segundo o Wall Street Journal, a TSMC, empresa responsável pela fabricação dos atuais chips da Apple, está enfrentando atrasos no início da produção em sua nova fábrica no Arizona, devido à escassez de mão de obra qualificada, o que vem impactando o cronograma de produção.

O atraso

iPhone 15 vai atrasar? Foto: iPhone 14 Pro Max
iPhone 15 vai atrasar? Foto: iPhone 14 Pro Max

O principal motivo de atraso, seria pois os chips do iPhone 15 estão previstos para utilizar o processo de 3nm da TSMC, assim como os supostamente futuros MacBooks M3. Além disso, a fábrica do Arizona originalmente não deveria iniciar a produção em massa até o início do próximo ano, o que está bem depois do esperado lançamento da família iPhone 15. Consequentemente, os chips desses dispositivos provavelmente virão de Taiwan, conforme informações do WSJ.

O problema ao que parece, ocorre em detrimento da fábrica de Arizona não ter capacidade (ainda) de produção em massa dos chips de 3nm. A fábrica tem previsão de passar por expansão para construir chips de 4nm, mas essa previsão era para iniciar em 2025, ainda longe. Ou seja, está praticamente descartada a utilização dos chips feitos nessa fábrica para os iPhones 15.

Além desse, outros componentes estão, segundo rumores, atrasando, como o display grande das versões Pro e Pro Max, e boatos indicam escasses de câmeras de 48MP, com isso atrasando em possíveis semanas o lançamento dos iPhones.

Enquanto a Apple se descabela para resolver esses problemas, os entusiastas aguardam ansiosamente pelo lançamento, previsto para este outono, e podem acompanhar aqui no Oficina da Net as novidades do iPhone 15, ou as últimas notícias do lançamento da Apple de 2023.

Recentemente analisamos se o iPhone 13 Pro Max vale a pena em 2023, confira: