O sistema operacional iOS tem várias ferramentas de monitoramento da vida útil da bateria do iPhone, incluindo uma maneira de saber exatamente a porcentagem de saúde da bateria, além de exibir quais são os aplicativos que estão drenando excessivamente a bateria.

Além do recurso do próprio sistema operacional, existem aplicativos que trazem ainda mais informações sobre a vida útil da bateria do iPhone. Confira abaixo como verificar a saúde da bateria do seu iPhone.

Como verificar a saúde da bateria do seu iPhone

A saúde da bateria é diferente da duração da bateria. A duração da bateria determina quanto tempo sua bateria dura com uma única carga, mas a saúde da bateria determina o quanto a duração da bateria diminuiu com o tempo.

Depois de um ano, a vida útil da sua bateria não será tão longa como quando seu telefone era novo, e ela continuará a se degradar com o passar dos anos. Quando a saúde da bateria fica ruim, é necessário constantemente recarregar seu smartphone, porque a bateria dele dura apenas algumas horas.

É muito irritante ter que carregar freqüentemente, e, para complicar o problema, o iPhone não possui uma bateria removível. Para trocar a bateria de um iPhone, é necessário um técnico para realizar o procedimento.

Mas você mesmo pode conferir as métricas para obter uma visão geral da integridade da sua bateria, analisando a capacidade de desempenho máximo (a carga total que a bateria pode suportar).

O uso reduz a capacidade total ao longo do tempo, mas uma bateria saudável terá uma perda pequena de sua capacidade original. Além disso, as baterias de íons de lítio degradam um pouquinho a cada ciclo de carga. A Apple afirma projetar que retenham cerca de 80% da capacidade após 500 cargas.

Os dados de integridade da bateria não estão disponíveis nas configurações do iOS, portanto, é necessário utilizar aplicativos externos para obter essas informações, e há várias maneiras de fazê-lo.

Para conferir a ferramenta de saúde da bateria no próprio iOS, vá no menu Ajustes, após clique em Bateria, depois em Saúde da Bateria e confira a capacidade máxima.

Saúde da Bateria do iPhone
Saúde da Bateria do iPhone

Diagnóstico do Suporte da Apple

Para saber o status de integridade da bateria do iPhone, você teria que levá-lo para uma loja física da Apple, e deixar os técnicos executarem um teste de diagnóstico da bateria. Mas esse diagnóstico pode ser feito remotamente também. Assim, talvez seja a melhor maneira de obter esse tipo de informação.

Existem várias maneiras de obter suporte da Apple. Você pode visitar o site de suporte deles e conversar com alguém por telefone ou por bate-papo, ou você pode apenas twittar para eles .

A Apple vai lhe pedir o número de série do seu iPhone e a versão do iOS. Então aprovarão você para um teste de diagnóstico, para isso, você deverá acessar as configurações. Assim que terminar, você informará ao representante do suporte o status da integridade da sua bateria e ele vai lhe dizer se é necessário trocar a bateria do seu iPhone.

Se você quiser uma segunda opinião, aqui estão alguns outros métodos para verificar a saúde da bateria do seu iPhone. Tenha em mente que a análise do suporte da Apple é provavelmente a melhor maneira, mesmo que seja um pouco vago os resultados.

Battery Life

O Battery Life é um ótimo aplicativo para verificar o status da sua bateria diretamente no seu telefone, com visual agradavelmente simples, gratuito e disponível na App Store.

Download Battery Life

Se você não tiver problemas com alguns anúncios, as vezes irritantes, o Battery Life poderá fornecer uma exibição simples e direta de status de integridade de bateria do seu iPhone. Existem várias seções diferentes no aplicativo, mas a que você precisa focar é a "Nível de Degradação".

Nesta tela principal, a primeira coisa que você notará é a informação sobre a integridade geral da bateria, seja dizendo "Perfeito", "Mediano", "Ruim", etc. Você também verá a porcentagem do Nível de Degradação da Bateria. Isto é o quanto sua bateria se degradou. Então, se ele ler 13%, a capacidade de carga total que a bateria pode suportar é de 87% do seu máximo original (uma nova bateria será 100%).

Nível de Degradação
Nível de Degradação

Toque no menu e escolha a aba "Dados Brutos" para obter mais informações sobre o estado de saúde da sua bateria, como quantos mAh sua bateria ainda tem..

Dados Brutos
Dados Brutos

Em "Gráfico" você pode acompanhar a evolução da capacidade da sua bateria.

Gráfico de capacidade
Gráfico de capacidade

Em "Tempo de Conversação", você confere algumas métricas de duração da bateria para diversos tipos de uso, como conversação, navegação, vídeo e áudio.

Tempo de Conversação
Tempo de Conversação

Se você está desanimado com a capacidade da sua bateria, poderá substitui-lá em uma loja da Apple. Entretanto, será cobrada uma taxa, consulte antes o valor para seu modelo de iPhone. Certifique-se de que sua bateria realmente precisa ser substituída antes de desembolsar seu dinheiro.

Como otimizar a bateria do iPhone

Fizemos um artigo e vídeo sobre otimização de bateria do iPhone, confira.