A rede AT & T informou que sua rede 5G foi ativada em 12 cidades dos Estados Unidos, o que a tornou a primeira operadora de telefonia móvel a lançar uma rede móvel baseada no padrão 5G. A partir da sexta-feira (21), um número limitado de clientes  poderá fazer uso da rede, quando a AT & T começar a distribuir seu primeiro dispositivo 5G, ou seja, um spot móvel que pode se conectar às ondas de transmissão da rede.

O processo irá acontecer de modo lento, assim, não será possível chegar a uma loja e comprar o hot spot 5G da AT & T. Na fase inicial, a empresa está em busca de empresas que queiram experimentar a nova tecnologia.

Rede 5G da AT & T começa a operar em 12 cidades nos EUA.

A AT & T não irá cobrar pelo hot spot ou seu serviço 5G durante o período de lançamento. Porém, em algum momento as vendas começarão a ocorrer e o valor será de US$ 499. O primeiro plano 5G através da operadora será de 70 por mês por 15 GB.

De acordo com o anúncio, os futuros dispositivos 5G irão exigir planos de dados "compatíveis com 5G" para poder se conectar à rede de modo mais rápido.

A rede 5G da AT & T foi lançada em Atlanta, Charlotte, Dallas, Houston, Indianápolis, Jacksonville, Louisville, Oklahoma City, Nova Orleans, Raleigh, San Antonio e Waco. Já, nos próximos seis meses, a AT & T também planeja expandir para Las Vegas, Los Angeles, Nashville, Orlando, San Diego, San Francisco e San Jose. 

Nos próximos meses, outras grandes operadoras também pretendem lançar rede 5G nos Estados Unidos.

Como podemos constatar, nos EUA a rede 5G já está encaminhada, situação diferente do que encontramos no Brasil. Por aqui, a expectativa é que ela demore um pouco mais para chegar.

Fonte: The Verge