De acordo com uma pesquisa da empresa responsável pelo gerenciamento do aplicativo de ligações TrueCaller, o Brasil é um dos países mais afetados por ligações de spam. Tais ligações são aquelas que fazem propagandas de produtos e também serviços, ou mesmo que apenas transmitem uma gravação.

A empresa fez a pesquisa baseada em dados anônimos que foram coletados em mais de 5,5 bilhões de chamadas de spam para os seus usuários entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2017. A Índia foi o país em que mais teve registro desse tipo de ligação, sendo que os usuários do aplicativo receberam, em média, 22,6 milhões de ligações de spam por mês. O Brasil aparece empatado com os Estados Unidos, com uma soma de 20,7 milhões de chamadas de spam.

Ranking dos países que mais recebem chamadas de spam.

A Truecaller diz que as principais responsáveis pelas chamadas de spam no Brasil são as operadoras de telecomunicações, que oferecem serviços extras. No total, 33% de tais chamadas de spam são realizadas por estas empresas.

Na segunda posição aparecem as empresas de cobrança de dívidas, que são sinalizadas por 24% das ligações. O restante compreende ligações de empresas de telemarketing, serviços financeiros e ainda golpes. Veja abaixo um gráfico ilustrativo:

Gráfico ilustrativo.