Instagram está ocultando fotos editadas sinalizando o conteúdo como "informação falsa"

Há pouco tempo, o Instagram lançou um recurso que sinaliza fotos falsas. O objetivo principal é remover informações erradas e notícias falsas, mas o recurso parece estar ocultando fotos editadas com photoshop de usuários criativos.

Por Instagram Pular para comentários
Recurso do Instagram criado para combater disseminação de imagens falsas está ocultando imagens de artistas digitais dentro da plataforma
Recurso do Instagram criado para combater disseminação de imagens falsas está ocultando imagens de artistas digitais dentro da plataforma

Na tentativa de combater a desinformação espalhada por fotos e vídeos, o Instagram está adicionando um aviso de "Informações falsas" à plataforma.

Usando uma combinação de relatórios e automação do usuário, o conteúdo suspeito será enviado a verificadores independentes para revisão e sinalizado como "falso" se for o caso.

Segundo o Instagram, o conteúdo será sinalizado como potencialmente falso por "uma combinação de comentários de nossa comunidade e tecnologia". Então, se verificadores independentes de terceiros identificarem que o conteúdo é realmente falso, três coisas acontecem:

  1. A foto ou o vídeo é removido das páginas Explorar e Hashtag para "reduzir sua distribuição"
  2. A foto terá o rótulo de "Informações falsas" em uma sobreposição que nem permite que você veja a foto ou o vídeo.
  3. Qualquer pessoa que tentar postar a mesma foto receberá um aviso de que está prestes a compartilhar informações falsas.

Mas parece que agora, o recurso está ocultando todas as fotos que sofreram algum tipo de edição, seja uma sobreposição ou mudança de cor, sinalizando-as como "informações falsas".

Isso pode afetar todos que usam o Instagram para exibir seu portfólio criativo, obras digitais e composições de imagens.

Um fotógrafo de San Francisco, Toby Harriman, recentemente identificou navegando por seu feed principal, uma imagem da Mix Society, oculta e sinalizada como "informação falsa".

Ao visitar o perfil em questão viu que a imagem se tratava de uma arte digital: uma foto de um homem parado nas montanhas cor de arco-íris, publicado pela MIX Society.

Atualmente a foto já voltou a ser exibida, mas antes era sinalizada como "informação falsa".

Imagem sinalizada como falsa é uma arte digital
Imagem sinalizada como falsa é uma arte digital

Ao olhar diretamente o perfil da MIX Society, a foto estava visível entre outras. Mas bastava tocar na foto a informação de "informação falsa" aparecia sobre a foto ocultando seu conteúdo.

A questão aqui é até onde o recurso de verificação vai, visto que o que você acabou de ver pode acontecer com qualquer usuário do Instagram que faça modificações em fotos reais, mudar a cor dos olhos de uma pessoa, alterar uma cena que registre um lago ou piscina e sua cor seja alterada, qualquer modificação pode ser identificada como "imagem falsa".

A presença da ferramenta é importante, mas quando a mesma pode ocultar das páginas Explorar e Hashtag imagens reais que passaram por modificações artísticas, pode causar certa frustração dos criadores de conteúdo.

Toby Harriman notou que a única diferença no perfil utilizado como exemplo é que as outras imagens têm uma hashtag #conceptart, é claro que elas foram photoshopadas ou há um crédito claro para o artista e a foto da "montanha do arco-íris" é a única que na ocasião não tinha créditos ou afirmação de que é arte digital através de hashtag.

Portanto, se você estiver fazendo colagens, arte digital ou composições, você pode passar por essa verificação e ter seu conteúdo sinalizado e oculto. Mas tudo indica que se você indicar que o conteúdo foi editado ou montado isso de alguma forma pode te ajudar.

Recomendamos ler:

Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Comentários:
Carregar comentários