Na segunda-feira (16), o Instagram anunciou que começará a avisar usuários de legendas inadequadas para fotos. Por inadequadas, leia-se legendas ofensivas, racistas, homofóbicas, que incitam ódio, de conteúdo violento ou sexual pesado.

O monitoramento irá acontecer por inteligência artificial que enviará uma mensagem ao usuário, solicitando que se repense o texto de legenda publicado. O monitoramento também passa a valer para comentários, que também resultarão em mensagens de aviso para o usuário. O sistema usa como padrão comparativo palavras, termos e frases frequentemente denunciados.

O recurso começa a funcionar somente em poucos países, e o Brasil não está entre eles. A informação vem do G1, que consultou o Instagram sobre o assunto. Ainda segundo o G1, o Instagram afirmou que se trata de uma iniciativa de combate ao bullying, postura já demonstrada pela rede social em diversas ocasiões, como no F8, a conferência para desenvolvedores do Facebook, que aconteceu em maio.

Desde então, tanto o Facebook quanto o Instagram já tomaram algumas iniciativas, como a remoção da visibilidade da quantidade de curtidas em postagens no Instagram.

"Esse aviso ajuda a educar as pessoas sobre o que nós não permitimos no Instagram, e quando uma conta possa estar sob risco de quebrar as nossas regras", disse a empresa em um comunicado oficial.

A iniciativa demonstra preocupação pela criação de um ambiente online mais amigável e saudável psicologicamente para usuários, já que redes sociais atualmente tem grande papel na saúde mental principalmente de jovens.