Diversas redes sociais estão trabalhando em soluções para combater o bullying. Em outubro, o Instagram passou a permitir que os usuários ocultassem comentários de uma pessoa sem precisar bloqueá-la. Agora, a empresa começou a entregar outra ferramenta que busca diminuir a quantidade de postagens impróprias.

Essa novidade, que inicialmente estará disponível em "mercados selecionados", consiste em enviar uma notificação ao usuário que tentar postar uma imagem ou vídeo contendo uma legenda ofensiva. O alerta, que será enviado antes do conteúdo ser publicado, é emitido por um sistema que usa inteligência artificial, sendo ele alimentado por um banco de dados que reúne palavras e expressões associadas a bullying que foram reportadas pelos membros nos últimos meses.

Notificação do Instagram para competir o bullying

Essa notificação poderá ser ignorada facilmente, mas o Instagram espera que a mesma faça com que os usuários repensem a legenda da imagem ou vídeo que irão publicar. Se pararmos para pensar, essa medida é educativa e visa conscientizar as pessoas sobre suas ações na rede social, deixando bem claro que determinadas abordagens não são permitidas, podendo ocasionar problemas ao violar as regras, como banimento temporário ou definitivo.

Usar inteligência artificial faz todo sentido, afinal, o Instagram é uma rede social gigantesca e monitorar postagens ofensivas com moderadores humanos é impossível. Além disso, tendo em vista que os algoritmos desse recurso ainda não são precisos, notificar em vez de proibir a publicação é uma ótima ideia, pois isso evita que a rede social cometa erros.

Como foi dito anteriormente, essa novidade chegará primeiro em "mercados selecionados", mas o Instagram não disse quais. Vamos aguardar para termos mais detalhes.