O Instagram passou a mirar nos aplicativos automatizados que as pessoas utilizam para deixar comentários com spam ou seguir outras pessoas com a finalidade de aumentar o público.

A novidade da vez é que o Instagram passou a remover os seguidores, comentários não autênticos que violam as suas políticas das contas das pessoas que utilizam tais aplicativos. O aplicativo está enviando um aviso para alterar a senha e ainda restringir o uso desses aplicativos. O Instagram diz que "que pode limitar o acesso a certos recursos, por exemplo" para esses usuários.

Instagram acaba com seguidores falsos.
Instagram acaba com seguidores falsos.

Através da medida o Instagram espera ainda desencorajar os usuários de fornecerem a outra empresa os detalhes de logins de suas contas, já que com isso podem ser hackeado ou terem sua conta usada como spam.

A medida está de acordo com a imposição de políticas em meio a ameaças de campanhas estrangeiras de desinformação no Facebook. De acordo com o Facebook, que controla o Instagram, as contas não autênticas costuma ser a raiz dessas campanhas e por isso removeu 754 milhões de contas falsas somente no último trimestre.

O Instagram vem interceptando contas falsas desde 2014, porém, esta é a primeira vez que a rede social remove as curtidas falsas em posts.

"Desenvolvemos ferramentas de aprendizado de máquina para ajudar a identificar contas que usam [aplicativos de terceiros para aumentar os seguidores] e remover a atividade inautêntica", diz o Instagram.

No geral, os usuários precisam fornecer o nome de usuário e senha para esses serviços, que assumem o controle das contas. Por conta disso, os usuários de aplicativos de spam serão repreendidos pelo Instagram através que irá enviar uma "mensagem no aplicativo alertando-os de que removemos os gostos inautênticos, acompanhamentos e comentários dados por sua conta para outras pessoas" e que precisam alterar suas senhas.

Fonte: TechCrunch