Na última terça-feira (10), o Instagram liberou o recurso "Foco", que possibilita que os usuários tirem selfies e façam vídeos para stories com fundo desfocado, deixando o rosto mais destacado, ou seja, mesma funcionalidade modo Retrato que está disponível em alguns modelos de smartphones.

Já vinha sendo testada a funcionalidade a algumas semanas, porém, somente a partir desta semana que a nova função passou a ser liberada para todos os usuários do Instagram. A rede social destaca que os aparelhos iPhone SE, 6s, 6s Plus, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X, além de aparelhos Android já podem usufruir do novo modo Foco.

Modo Foco no Instagram
Modo Foco no Instagram

Para utilizar o novo recurso basta tocar no ícone de câmera no canto superior esquerdo e selecionar a opção "Foco" situada logo abaixo do botão de gravação. Para que funcione o modo é necessário que a câmera encontre um ou mais rosto, vale ressaltar que a novidade pode ser utilizada tanto na câmera traseira como na câmera frontal.

Fundo desfocado
Fundo desfocado

Ao identificar o rosto o aplicativo passa a desfocar o fundo imediatamente, após basta o usuário clicar no botão para capturar uma imagem ou então, pressioná-lo por alguns instantes para gerar um vídeo. No restante, nada muda, basta o usuário editar a foto se for de seu desejo ou publicá-la nas Stories ou simplesmente enviá-la aos seus contatos.

No entanto, o Instagram para sistema IOS ganhou mais uma novidade, a opção @mencionar, que permite que seus usuários marquem perfis nas imagens ou vídeo com uma opção equivalente a adição de hashtags.

Atualize o seu app na Google Play ou App Store. Lembrando que se ainda não recebeu, o update pode demorar alguns dias, a propagação dessa nova ferramenta está acontecendo. Aqui na redação, mesmo forçando o update do aplicativo, algumas pessoas ainda não obtiveram. Fique ligado nos updates do app que deve chegar em breve.